HISTÓRICO

Fundada em 1983, com o objetivo de elaborar projetos de engenharia e atender os alunos da Faculdade de Engenharia, através de estágio, visando à complementação de sua formação profissional. A CPROJ sempre atuou na elaboração de projetos de engenharia necessários à expansão física das Unidades da UNICAMP e na elaboração de projetos de Órgãos e Entidades externos, através de convênios, entre eles, destaque para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo onde a CPROJ pode elaborar, inúmeras Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com a mudança da Faculdade de Engenharia Civil para Campinas em 1989, a Coordenadoria de Projetos (CPROJ), concentrou seus esforços no auxilio dos projetos e layout dos Laboratórios para os Departamentos de Recursos Hídricos (DRH)

Departamento de Saneamento e Ambiente (DAS); Departamentos de Estruturas (DES) e Departamentos de Geotecnia e Transportes (DGT) e foi responsável pela elaboração e desenvolvimento do projeto da nova sede da Faculdade no Campus de Barão Geraldo em Campinas.

O período de 1995 a 2004 foi marcado principalmente pela consolidação da CPROJ como prestadora de serviços de projetos de Arquitetura e Engenharia Civil para todas as Unidades da UNICAMP e sob condições especiais, a entidades filantrópicas. Neste período, o campo de atuação e número de unidades atendidas cresceu exponencialmente.

Entre 2004 a 2008 o escritório passou, também, a gerenciar os projetos desenvolvidos por escritórios terceirizados pelas Unidades da Universidade. Nesta nova fase houve a necessidade de maior integração entre a CPROJ e os demais setores relacionados com a construção civil nos campi, entre eles a Prefeitura do Campus e a Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário.

A partir de 2009 a CPROJ passou a atuar como Agente Facilitador na viabilização de projetos de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia junto a UNICAMP. Outra atividade da CPROJ é disseminar o conhecimento para os alunos da graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC).

Os projetos desenvolvidos pela CPROJ compreendem desde reformas, adequação de acessibilidade de edificações, readequações de layout atendendo novas demandas de usos dos prédios existentes na Universidade, como também projetos para construção de novos prédios e de urbanização de áreas externas.