Considera-se que as universidades têm papel primordial na produção do conhecimento e que podem contribuir fortemente para o desenvolvimento local e regional. Argumenta-se também que a inovação no ensino superior é urgente, uma vez que faz parte da discussão sobre o lugar da Universidade diante das mudanças globais, principalmente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem e como ele atenderá ou não às demandas atuais da sociedade.
Acredita-se também que o futuro das cidades contemporâneas está ancorado em seus moradores, nas suas capacidades de diagnosticar, conceber e colaborar para a implementação de estratégias de transformação urbana.
Nesse contexto, os objetivos do Fórum Permanente – Cidades inclusivas e sustentáveis: ensino e práticas profissionais são: discutir o processo de produção de cidades mais humanas, apresentando caminhos que possam ser adotados para enfrentamento da questão, bem como compartilhar experiências docentes que poderão estimular a inovação acadêmica. Espera-se com isso ampliar o leque de possibilidades de atuação de docentes, arquitetos e urbanistas, agentes públicos e a comunidade em geral.