PERGUNTAS FREQUENTES


Informações Gerais

  • Após matriculado, posso desistir do curso?

Sim. O aluno poderá desistir do curso por meio de uma carta endereçada ao professor responsável pelo curso:

a) Em até 7 dias após o primeiro dia de aula, quando então será devolvido o valor já pago à pessoa física ou jurídica responsável pelos encargos financeiros.

b) Fora do prazo estipulado no item anterior, e existindo débitos pendentes, o responsável pelo pagamento deverá quitá-los no prazo máximo de cinco dias, com encargos. Será cobrada multa de 2% e juros diários de 0,01% de atraso.

  • O que são "cursos de extensão"?

Toda atividade de ensino acadêmico, técnico, cultural ou artístico, não capitulada no âmbito regulamentar de ensino de graduação e da pós-graduação stricto sensu da Unicamp, conforme artigo 4º da Deliberação CONSU A-02/99.

  • Qual a diferença entre curso de extensão e especialização?

Curso de Extensão:
Possui carga mínima de 30 horas-aula, não considerando o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extraclasse. É destinado a toda a comunidade, desde que o interessado atenda ao pré-requisito exigido pelo curso pleiteado. Os cursos de extensão classificam-se como:

1.) Cursos Livres: não se exige nenhum grau de escolaridade do aluno.
2.) Cursos para 1º e 2º Graus: para alunos que possuam os Ensinos Fundamental e Médio completos.
3.) Cursos para graduados: para alunos com curso universitário completo.


Curso de Especialização:
É oferecido nas modalidades de extensão universitária e aperfeiçoamento.

1.) Extensão Universitária: destina-se a graduados em cursos superiores, tendo por objetivo preparar especialistas em setores restritos das atividades acadêmicas e profissionais. Tem uma carga mínima de 360 horas-aula.
2.) Aperfeiçoamento: tem o objetivo de atualizar e melhorar conhecimentos e técnicas de trabalho. Tem uma carga mínima de 180 horas-aula.

Em ambos os casos, a carga horária não considera o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extraclasse. Só pode matricular-se em tais cursos o aluno portador de diploma de conclusão de curso superior, emitido por instituição reconhecida e devidamente registrado.

  • Qual a diferença entre cursos de especialização “modalidade extensão” e “lato sensu”?

A diferença entre as modalidades de cursos refere-se ao vínculo desses cursos com o ensino regular da Universidade. Os cursos modalidade extensão universitária não são vinculados ao ensino regular, podem ou não ser oferecidos no decorrer do ano e não são reconhecidos para a continuidade de estudos acadêmicos. Já os cursos “lato sensu” fazem parte integrante do sistema regular de ensino da universidade.


Os cursos de especialização “lato sensu” são implantados através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicamp, atendendo à Deliberação CEPE nº A 03/96 e A 12/05.


Os cursos de especialização modalidade extensão universitária são implantados através da Escola de Extensão da Unicamp, atendendo às Deliberações CEPE nº A 04/03 e A 08/05.


  • Tenho direito a cartão universitário (carteira estudantil)?

Só tem direito a cartão universitário os alunos devidamente matriculados nos cursos de especialização modalidade extensão universitária, mediante o pagamento de taxa de confecção, efetuado e solicitado à Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC).


Inscrição e Matrícula

  • Existe taxa de inscrição para os cursos?

Não há pagamento de taxa de inscrição para os cursos de extensão oferecidos pela Extecamp. A matrícula é efetivada a partir do pagamento da 1ª parcela do curso ou pagamento à vista. Para os cursos gratuitos, a matrícula é feita automaticamente, após entrega da documentação e do resultado do processo seletivo, quando houver.