ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Iniciação Científica

Além dos trabalhos de conclusão de curso, outra oportunidade para exercitar a investigação científica na graduação é a inserção na iniciação científica, que ocorre geralmente quando o aluno demonstra interesse pela pesquisa. Após a concordância de um professor-orientador, é elaborado um projeto visando à obtenção de bolsa. Nada impede, porém, a atuação voluntária em pesquisas de docentes.
As bolsas de iniciação científica vêm do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da própria Unicamp, por meio das bolsas do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

O que é Empresa Júnior?

Formalmente, Empresa Júnior é uma associação civil, ou seja, com um objetivo comum e bem definido. Estruturalmente, é um grupo formado e gerido única e exclusivamente por alunos da graduação. Para que seja configurada como uma EJ, tal associação precisa ser declaradamente sem fins econômicos. A receita oriunda dos projetos deve ser reinvestida na própria EJ e não pode ser distribuída entre seus membros.
Diferentemente da maioria dos estágios convencionais, dentro de uma EJ, os membros tem um alto grau de liberdade para pensar em todos os processos empresariais. É um local onde as soluções mais criativas são implementadas com certa facilidade, há muita troca de conhecimento e, consequentemente, alto ganho de experiência para aqueles que participam.

PROJEC

A PROJEC é uma empresa junior, composta e gerida totalmente por alunos de graduação dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Totalmente sem fins lucrativos, a PROJEC presta serviços nas mais diversas áreas de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

CACAU

O CACAU é o Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
cacau@fec.unicamp.br

Intercâmbio

São diversas as oportunidades de intercâmbio oferecidas aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CORI) da UNICAMP mantém convênios com cerca de 30 instituições de ensino internacionais.

Para conhecer essas instituições e as oportunidades vigentes, acesse o link abaixo:

Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais - CORI