Agenda de Eventos

«
ABRIL/2018
»
D
S
T
Q
Q
S
S
.1.2.3.4.5.6.7
.8.9.10.11.12.13.14
.15.16.17.18.19.20.21
.22.23.24.25.26.27.28
.29.30

Aniversariantes do Dia

Não há aniversariantes hoje.

Consulte os aniversariantes do mês

Entidades Estudantis


Prêmios & Distinções

Conheça os prêmios e as distinções recebidos pela FEC.


Links Úteis

Consulte os sites recomendados pela FEC.

HOME

DESTAQUE

Convênio com a Prefeitura Municipal de Santos
15/12/2017, 16:21
Cadastrado por: ATU FEC

Nesta primeira quinzena de dezembro de 2017 a imprensa já vem divulgando o início da construção de uma estrutura piloto, a partir de uma nota técnica encaminhada à Prefeitura Municipal de Santos, após a assinatura do convênio.

O Prof. Dr. Tiago Zenker Gireli e a Profa. Dra. Patrícia Dalsoglio Garcia informaram que na nota técnica foi sugerida a implantação de um quebra-mar submerso constituído de geotubos de material geotêxtil, que tem como função conter o processo erosivo que tem sistematicamente reduzido a extensão de areia do trecho da Ponta da Praia em Santos. Que trata-se de uma solução inédita no país, cuja necessidade decorre do fato dos modelos matemáticos espectrais empregados por diferentes equipes de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior, não conseguirem reproduzir com fidelidade os fenômenos hidrodinâmicos que acontecem naquela região.

Informou ainda que a estrutura piloto foi concebida para promover o mínimo impacto visual e ambiental, tendo dimensões muito menores do que outras propostas já apresentadas, mas ao mesmo tempo, sendo suficientemente robusto a ponto de provocar mudanças ne direção e energia das ondas que incidem sobre a linha de costa, permitindo assim, a partir do continuo monitoramento previsto no convênio, que seja feita uma proposta definitiva para a região.

Seguem abaixo links de algumas das matérias já publicadas na imprensa, sobre esta pesquisa aplicada, que visa a transferência de conhecimento na busca de uma solução para um sério problema enfrentado pelo município de Santos. 


 

 

Intranet

usuário:

senha:


Notícias

Grade horaria - 1s2018
Grade horaria do 2s 2018

[+] notícias