INSTITUCIONAL

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo é uma das vinte unidades de ensino e pesquisa da Unicamp, localizada na Cidade Universitária "Zeferino Vaz", à Rua Albert Einstein, 951 - em Barão Geraldo, na cidade de Campinas-SP, Brasil.

A Faculdade é uma das seis unidades da área Tecnológica, que congrega a FEM, FEEC, FEQ, FEA, FEAGRI e FEC. A Faculdade possui 10.900 m2 de área construída, sendo 2.000 m2 de área provisória e 8.900 m2 de área construída definitiva/permanente. Em seu planejamento estratégico a FEC tem 2.100 m2 em construção e 2.700 m2 para as futuras instalações dos departamentos. A área construída futura final permanente deve alcançar 17.000 m2.

A FEC vem se destacando como uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil. Sua principal característica é o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar, onde as atividades de ensino, pesquisa e extensão destacam-se pela amplitude de conhecimento na formação profissional, pelos notórios esforços de cooperação nas áreas de pesquisa, além da integração entre os cursos de graduação e pós-graduação com outras instituições de ensino e pesquisa.

A Faculdade experimenta uma situação singular de aprimoramento acadêmico, seja na graduação, onde registra seletividade excepcional na procura por seus dois cursos em 2014 (51,8 candidatos vaga na Engenharia Civil e 104,5 candidatos/vaga em Arquitetura e Urbanismo), bem como na Pós-Graduação onde se verifica melhoria significativa de seus indicadores no Programa de Engenharia Civil e um bom início de funcionamento do novo Programa de Pós em Arquitetura, Tecnologia e Cidade.

A FEC é constituída por cinco departamentos: A FEC conta com um órgão denominado Coordenadoria de Projetos - Cproj, que desenvolve projetos de engenharia e arquitetura para a UNICAMP e comunidades externas, integrando funcionários (arquitetos, engenheiros e tecnólogos), professores e alunos-estagiários para o desenvolvimento de novas tecnologias.

As pesquisas desenvolvidas, predominantemente tecnológicas, são apoiadas por órgãos de fomento (FAPESP, CNPq, CAPES, FINEP e FAEP) e empresas (PETROBRÁS, EMBRAER, V&M do Brasil, CETESB, Petrobrás, DAEE, Vulkan do Brasil Ltda, MBT Brasil Indústria e Comércio Ltda., Fitesa Fibras e Filamentos Ltda., Holcim (Brasil) S.A., Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) Piracicaba, SANASA-Campinas, DEGUSSA, Duke Energy International/ANEEL, Usiminas e Cosipa, Ceccato DMR Indústria Mecânica Ltda - Limeira,) que investem na FEC, em bolsas de estudos para os alunos e equipamentos para os laboratórios. A FEC já publicou centenas de artigos em periódicos nacionais e internacionais, e em congressos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros, além de um grande número de relatórios técnicos de pesquisas realizadas e de softwares desenvolvidos que ainda estão em processos de patentes e registros. Seus convênios e parcerias tecnológicas com empresas nacionais e internacionais e com Universidades no Brasil e no exterior demonstram a alta qualidade e confiança da sociedade para o desenvolvimento de pesquisas e prestações de serviços.

Sua tradição de qualidade no ensino na pesquisa e na extensão, em seus 43 anos coloca a FEC na vanguarda das Engenharias Civis do Brasil e equipara-se às melhores do mundo. Com a formatura da primeira turma de Arquitetos da UNICAMP no final de 2004, vislumbra-se também o mesmo destaque para a área de Arquitetura e Urbanismo.

Esta posição é fruto do esforço concentrado da família FEC, composta por seus docentes, funcionários, alunos e colaboradores voluntários formados por professores e pesquisadores.



Notícias

Prof. Luiz Carlos de Almeida concede entrevista à EPTV sobre rachaduras em prédios.
O professor alerta sobre as condições de segurança em condomínio do Minha Casa, Minha Vida em Hortolândia.