XI Simpósio Nacional de Sistemas Prediais

Curitiba 17 a 20 de junho de 2009 O SISPRED, que até 1989 foi denominado de Simpósio Nacional de Sistemas Prediais, é um evento que trata dos sistemas de água, esgoto sanitário, água pluvial, de energia, gases combustíveis, segurança física e patrimonial, conforto e automação no âmbito da indústria da construção civil. Constitui-se no principal divulgador da produção técnico-científica da área em nível nacional. O evento teve início em 1986, por iniciativa do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, que o organizou até o ano de 1994. Agora essa é uma atividade do Grupo de Trabalho de Sistemas Prediais, da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído – ANTAC. O SISPRED ocorre a cada dois anos e último evento foi realizado em 2007, promovido pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Este evento tem como um dos objetivos reunir a comunidade acadêmica - pesquisadores, professores e estudantes - com empresários, consultores, engenheiros, fabricantes e demais profissionais atuantes em atividades relacionadas com a tecnologia do ambiente construído. Caracteriza-se como um importante fórum de discussão de questões pertinentes à gestão de projetos, da produção e de insumos incluindo os regulamentos, normas e materiais, proporcionando a integração e o intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo. Ressalta-se que, também, pretende discutir questões relativas ao ensino de sistemas prediais nos cursos de graduação. Assim, o Simpósio Nacional de Sistemas Prediais constitui-se em uma oportunidade ímpar para a aglutinação dos esforços de todos que atuam nesta área tão importante para o desenvolvimento da construção civil no país. É neste contexto que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de Junho de 2009, em Curitiba, o XI Simpósio Nacional de Sistemas Prediais com a organização da Universidade Federal do Paraná - UFPR, e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.