SIPEX/ANUÁRIO/RAD


SIPEX-ANUÁRIO DE PESQUISA

Na Unicamp o sistema de coleta de informações acadêmicas é o SIPEX. Nele, informações como aulas ministradas, teses orientadas, participações em bancas de mestrado, doutorado e exame de qualificação na Universidade, por exemplo, são inseridas pela DAC. Da mesma forma, dados sobre financiamentos da Fapesp também são automaticamente inseridos neste banco de dados pela própria agência. Porém, informações como trabalhos em periódicos, trabalhos em congressos, livros, palestras, financiamento de pesquisa por outras agências científicas, participações em bancas e cursos ministrados fora da universidade, participação em órgãos colegiados, organização de eventos, etc, devem ser inseridos pelos docentes.

A Célula SIPEX da FEC foi criada em abril de 2005 com o objetivo de atender todos os docentes da Faculdade na alimentação, uniformização e controle dos dados deste sistema. Em 2012, com a criação da Coordenação de Pesquisa, ficou definido que esta competência seria da sua secretaria buscando atuar como suporte na elaboração dos Relatórios de Atividades Docentes (RAD), bem como de outros relatórios como o Anuário de Pesquisa da UNICAMP.

É através do Anuário de Pesquisa que é feita a alocação anual de verbas orçamentárias na Unidades da UNICAMP. Esta alocação tem como base os dados de produção informados pelas Unidades, a partir do SIPEX . São levados em consideração dados relativos às teses defendidas, publicação de trabalhos em periódicos, em eventos e livros (orçamento qualificado em pesquisa) e ensino (orçamento qualificado em ensino de graduação). Logo, a manutenção dessa base de dados é de grande importância para a FEC.


ANUÁRIOS DE PESQUISA

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016



SIPEX-RAD (RELATÓRIO DE ATIVIDADES DOCENTE)

O processo de avaliação do docente está dividido em três fases:
  1. Preparar e Entregar o RAD
  2. Avaliação Interna na Unidade
  3. Avaliação Externa no âmbito da CIDD/CCRH
Processo de Elaboração e Entrega do RAD
  1. Notificação da data de entrega do Relatório
    Responsável: CIDD via sistema/RH da Unidade c/c para a Secretaria de Pesquisa
  2. Elaboração do Relatório de Atividades
    Responsável: Docente
  3. Atualização/correção/retificação de dados
    Responsável: Docente
  4. Conferência e adequação dos dados
    Responsável: Docente
  5. Preenchimento dos campos de informações adicionais
    Responsável: Docente
  6. Entrega do Relatório
    Responsável: Docente
As correções, alterações ou inserção de dados serão realizadas no correspondente banco originário, e no dia seguinte aparecerá a atualização dos dados no formulário. Portanto, os dados disponibilizados não poderão ser editados no sistema Relatório de Atividades (RAD).

Este ponto é muito importante, porque neste sistema o Relatório não é editável. Exemplos: se um dado relacionado com atividade de ensino está errado, incompleto ou foi omitido, as correções deverão ser feitas no banco da DAC, seguindo os trâmites normais através das comissões de cursos; se um dado de produção acadêmica está incorreto, a correção deverá ser feita no SIPEX, etc. Uma vez corrigidos, os dados aparecerão no dia seguinte no RAD.


Exemplo de tela com dados do RAD, neste caso específico para um dos tipos de atividades de Pesquisa.

Para cada tabela de dados será identificada a fonte do dado [1] e as necessidades de alterações, quando necessárias, devem ser encaminhadas, conforme a fonte, para as seguintes áreas:
    Fonte DAC: Solicitar à secretaria de Graduação ou Pós-graduação da Unidade
    Fonte DGRH: Solicitar ao setor de Recursos Humanos da Unidade
    Fonte EXTECAMP: Solicitar à secretária de Extensão da Unidade
    Fonte SIPEX: O docente poderá proceder as alterações ou poderá solicitar ao responsável pelo SIPEX da Unidade
O quadro [2] - da figura descreve a forma como o dado foi recuperado do banco de dados originário. Para os dados do SIPEX traz orientações de quais são os passos no SIPEX para que a informação seja registrada corretamente para aparecer na tabela do RAD.

No caso das informações presentes no SIPEX, o suporte na FEC é a secretaria da Coordenação de Pesquisa e perante este novo sistema pede-se que as alterações/correções a sejam solicitadas com no mínimo 2 (duas) semanas de antecedência à secretaria, preferencialmente pelo email pesquisa@fec.unicamp.br.


RESPONSÁVEL

Lucinere Batista de O. Gomes
Telefone: (19) 3521-2921
E-mail: pesquisa@fec.unicamp.br