PUBLIQFEC


Programa de Priorização e Incentivo às Publicações Qualificadas da FEC


1. INTRODUÇÃO

A iniciativa do programa de priorização e incentivo às publicações qualificadas da FEC visa organizar a produção e a ampliação das publicações de resultados das pesquisas dos docentes, pesquisadores e alunos da FEC em canais de relevância acadêmica, especialmente periódicos indexados de circulação internacional e nacional.

Trata-se de um programa que atende às políticas acadêmicas próprias da Unicamp, quanto à divulgação qualificada da pesquisa aqui desenvolvida, bem como, se alinha com as melhores práticas mundiais dos centros de pesquisa e Universidades de excelência, as quais têm os periódicos como forma preferencial de divulgação da pesquisa qualificada.

A ideia da instituição do programa é tornar a produção qualificada uma prática permanente na cultura acadêmica da FEC. Assim, a cada ano será lançada uma nova edição do programa, com o progressivo aprimoramento do seu formato, a partir das sugestões de cada experiência anual.

A supervisão do PUBLIQ FEC ficará a cargo da Comissão de Pesquisa da FEC.


2. TIPO DE DIVULGAÇÃO QUALIFICADA PRETENDIDA

O PUBLIQ FEC pretende priorizar as publicações da FEC nos seguintes veículos de divulgação científica e tecnológica:
    a) Periódicos indexados de circulação internacional, bem qualificados no sistema QUALIS da CAPES (A1 a B2), presentes em pelo menos uma das seguintes base de dados: Master List da Web of Science (JCR), Scopus e Scielo;
    b) Livros ou capítulos de livros publicados em língua inglesa, por editoras de reconhecido prestígio no meio acadêmico;
    c) Periódicos indexados de circulação nacionais bem qualificados no sistema QUALIS (mínimo B2);
    d) Além da boa qualificação no sistema QUALIS da CAPES, devem ser procurados os periódicos com maior fator de impacto.

3. FORMAS DE APOIO

O PUBLIQ FEC irá promover, como forma de incentivo e apoio à produção de publicações, a seguinte iniciativa:

RECURSOS PARA REEMBOLSO DE REVISÃO DE ARTIGOS, ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO

Serão disponibilizados recursos para reembolso de revisão de artigos, aceitos para publicação nos veículos listados no item 2. Os artigos derivados de trabalho de tese ou dissertação deverão ter a indicação e concordância do respectivo orientador, para ter acesso aos fundos de apoio. A indicação do orientador pressupõe a avaliação da relevância e da qualidade do artigo.

O PUBLIQ FEC definiu como limite máximo o valor de R$1.000,00 (hum mil reais) por docente/ano, condicionado à disponibilidade orçamentária destinada ao PUBLIQ FEC.

Formulário para solicitação de Reembolso de Artigo aceito
Regulamento Portaria FEC nº 1/2018