Aula 02: Algoritmos

Computadores vs. Programas -> Algoritmos

O tratamento de problemas por computador geralmente envolvem grande quantidade de dados, e são em geral de natureza simples com grande volume de dados (área de processamento de dados) ou de natureza complexa que envolvem poucos dados (área de processamento científico).

Como solucionar problemas utilizando o computador?

  1. Criação de uma seqüência de passos (operações) que, quando executados, produz o resultado do problema (Algoritmo).
  2. Execução da seqüência de passos mencionada acima.

Cuidados devem ser tomados no desenvolvimento de algoritmos: algoritmo errado --> resultado errado.

Representação de Algoritmos: Pseudo-Linguagem

Algoritmos podem ser representados de duas maneiras:
a) uma mais próxima (entendida) pelas pessoas
b) uma entendida pelo computador

Uma pseudo-linguagem possui as seguintes características:

  • utilização de certas palavras-chave, que indicam a natureza da operação a ser efetuada em certos passos do algoritmo
  • utilização de espaços no começo das linhas do algoritmo para ressaltar a estrutura do algoritmo
  • numeração do passos do algoritmo
  • utilização ponto-e-vírgula (;) para separar os passos consecutivos do algoritmo.

Exemplo: algoritmo para somar dois números.

Algoritmo

  1. pegar o primeiro número
  2. pegar o segundo número
  3. somar o primeiro número com o segundo
  4. mostrar o resultado da soma
Fim-algoritmo.

Em um algoritmo, os passos podem pertencer a uma das três naturezas:

  1. um operação elementar
  2. uma operação de controle especificando uma seleção entre seqüência de passos
  3. uma operação de controle especificando a repetição de uma seqüência de passos

Seleções

  1. com um ramo
    se condição
    então seqüência de passos

  2. com dois ramos
    se condição
    então seqüência de passos 1
    senão seqüência de passos 2
Repetições
  1. teste do início
    enquanto condição repetir:
    seqüência de passos

  2. teste no fim
    repetir:
    seqüência de passos
    até condição

  3. repetir um número conhecido de vezes
    repetir especificação de vezes
    seqüência de passos


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