FEC1073 - HIDROGEOLOGIA E MEIO AMBIENTE



Este curso não será oferecido neste semestre


Carga horária: 45 horas


Professora coordenadora: Miriam Gonçalves Miguel (FEC/Unicamp)
Professores responsáveis: Sueli Yoshinaga Pereira (IG/Unicamp), Ana Elisa Silva de Abreu (IG/Unicamp), Paulo Cesar de Melo Negrão (CLEAN ENVIRONMENT DO BRASIL), Nilton Jorge Miyashiro (ENGESOLOS), Paulo Lojkasek Lima (HIDRODINÂMICA)


Objetivo:

A disciplina visa apresentar os fundamentos da dinâmica das águas subterrâneas, hidroquímica e qualidade. Os objetivos, tipos e aspectos construtivos de poços de monitoramento e procedimentos e técnicas de instalação de redes de poços serão apresentados neste modulo. Em estudos de áreas contaminadas, os conceitos básicos de transporte de massa serão apresentados, visando fazer com que o aluno adquira o conhecimento hidrogeológico e do comportamento dos contaminantes inorgânicos e orgânicos, com aplicação prática e exercícios.


Ementa:

Hidrogeologia Ambiental

Propriedades físicas da rocha e fluido (permeabilidade, porosidade, transmissividade e condutividade hidráulica); definição de aquíferos, aquitardes e aquifugos; dinâmica e fluxo das águas subterrâneas, mapa potenciométricos, testes de slug e de bombeamento, princípios de fluxo em meio não saturado. Atividade prática de elaboração de mapa potenciométricos e slug testes na escola de campo.

Redes de Monitoramento de Águas Subterrâneas e Poços de Monitoramento

Projeto de poços de monitoramento (normas ABNT), tipos de poços de monitoramento (para duas e três dimensões), modernas técnicas de perfuração e instalação de poços. Atividade prática de instalação de um poço de monitoramento e descrição geológica de amostras coletadas deste poço na escola de campo.

Fluxo e Transporte de Contaminantes em Meio Saturado

Conceito de contaminação. Padrões de Referência. Principais fontes de contaminação para as águas subterrâneas. Principais contaminantes inorgânicos e orgânicos das águas subterrâneas. Processos de transporte de massa e fluxo multifásico. Difusão, Advecção e Dispersão Hidrodinâmica. Retardação e Atenuação de contaminantes.