FEC1074 - GERENCIAMENTO AMBIENTAL



Este curso não será oferecido neste semestre


Carga horária: 45 horas


Professora coordenadora: Miriam Gonçalves Miguel (FEC/Unicamp)
Professores responsáveis: Alexandre Muselli Barbosa (IPT), Leandro Gomes de Freitas (IPT), Ero Hermínio Crozera


Objetivo:

O curso tem como objetivo geral apresentar aos alunos os conceitos básicos sobre o gerenciamento ambiental, com enfoque para a questão de áreas contaminadas, compreendendo desde a legislação básica, até os procedimentos específicos adotados em cada etapa dos processos, como os de identificação e de reabilitação de áreas contaminadas, bem como o desenvolvimento de um plano de intervenção.


Ementa:

Histórico e Legislação Ambiental

Histórico das legislações ambientais. Implementação dos procedimentos legais adotados no Estado de São Paulo.

Processo de Identificação de Áreas Contaminadas

Processo de Identificação do Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo e suas quatro etapas: Região de Interesse. Identificação das Áreas com Potencial de Contaminação na delimitação da região de interesse. Diagnóstico inicial destas áreas, por meio da elaboração de uma Avaliação Preliminar. Principais técnicas de investigação de áreas contaminadas e os planos de amostragem (para os bens a proteger elencados pelo gestor, como o solo, o gás do solo, as águas e os materiais construtivos) para a correta execução de uma Investigação Confirmatória.

Processo de Reabilitação de Áreas Contaminadas e Plano de Intervenção

Processo de Reabilitação de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo e suas seis etapas (Avaliação de risco, Concepção da remediação, projeto de remediação, remediação, monitoramento e plano de intervenção). Etapa de Investigação detalhada, Adoção de medidas corretivas. Princípio da "aptidão para o uso". Avaliação de risco. Concepção da remediação.