FEC1075 - ENSAIOS GEOFÍSICOS



Este curso não será oferecido neste semestre


Carga horária: 45 horas


Professora coordenadora: Miriam Gonçalves Miguel (FEC/Unicamp)
Professores responsáveis: Vagner Roberto Elis (IAG/USP), Renato Luiz Prado (IAG/USP), Otávio Coaracy Brasil Gandolfo (IPT)


Objetivo:

Apresentar o potencial de aplicabilidade dos métodos geofísicos na investigação geoambiental. O curso objetiva proporcionar ao aluno uma visão da utilização de métodos geofísicos em estudos de contaminação de solos e águas subterrâneas.


Ementa:

Métodos Geoelétricos

Geofísica Aplicada. Aplicação de métodos geofísicos na caracterização de áreas poluídas. Principais métodos geoelétricos em estudos ambientais: a. Resistividade, b. Eletromagnético Indutivo. Exemplos de casos.

Método GPR

Princípios do método GPR. Propagação da onda eletromagnética em um meio. Frequências x profundidade de penetração. Resolução horizontal & vertical. Equipamentos, aquisição de dados, parâmetros utilizados. Noções de processamento de dados de GPR. Aplicações de GPR em estudos ambientais. Estudos de caso.

Métodos Sísmicos

Contexto da aplicação dos métodos sísmicos na investigação de áreas poluídas. Principais métodos sísmicos em estudos ambientais: a.Refração, b.Reflexão, c. Croshole, d. MASW. Exemplos de casos.