FEC1077 - AMOSTRAGENS DE SOLO, ÁGUA SUBTERRÂNEA E VAPORES



Este curso não será oferecido neste semestre


Carga horária: 45 horas


Professora coordenadora: Miriam Gonçalves Miguel (FEC/Unicamp)
Professores responsáveis: Paulo de César de Melo Negrão (CLEAN ENVIROMENT BRASIL), Rosana Maria de Macedo Borges (CETESSB), Marco Aurélio Zequim Pede (IN SITU REMEDIATION)


Objetivo:

O curso tem como objetivo apresentar aos alunos técnicas de amostragem de solos contaminados por compostos orgânicos e inorgânicos, técnicas de alta resolução (MIP, UVOST, Waterloo Profiler), conhecimentos sobre a hidráulica de poços de monitoramento, técnicas de amostragem de águas subterrâneas e procedimentos auxiliares de campo, particionamento de contaminantes orgânicos voláteis para a fase de vapores, técnicas de amostragem de vapores em campo e técnicas de mitigação para intrusão de vapores.


Ementa:

Tipos de Contaminantes Orgânicos. Comportamento dos Contaminantes. Seleção e Uso de Equipamentos para Amostragem de Solos. Estratégias Tridimensionais de Amostragem de Solos. Manuseio e Análise de Amostras de Solo pelo Método EPA 5035B. Evolução histórica das técnicas de amostragem de águas subterrâneas. Fatores que influenciam a representatividade das amostras de águas subterrâneas. Processos físicos, químicos e biológicos em poços de monitoramento. Métodos de Purga e Coleta de Amostras de Águas Subterrâneas. Filtração e Preservação de Amostras. Holding Times. Descontaminação dos equipamentos utilizados na amostragem de águas subterrâneas. Controle da Qualidade. Determinação da Condutividade Hidráulica através de dados da amostragem. Prática de Campo de Coleta de Amostra de Águas Subterrâneas. Conceitos Fundamentais sobre Intrusão de Vapores. Particionamento dos Contaminantes. Transporte dos Vapores pela Zona Não Saturada. Métodos de Investigação para Intrusão de Vapores. Métodos de Amostragem. Métodos Analíticos. Alternativas de Mitigação.