O objetivo do planejamento urbano é melhorar a vida urbana fazendo o uso mais racional do território, melhorando a vida dos cidadãos e estabelecendo uma harmonia com o meio ambiente

Entendida como o conjunto de realidades e fenômenos contemporâneos e que distinguem a época atual dos períodos anteriores, a globalização pode ser tomada como um verdadeiro paradigma.

Tal ponto de partida pode suscitar objeções: a globalização é incompleta, ela se dá desigualmente, ela é perversa, ela não constitui um período novo, mas apenas um prolongamento da fase anterior. Desse modo, faltar-lhe-iam as condições para servir como paradigma.

Sem dúvida, a globalização é incompleta. Mas que outra época histórica se manifestou de maneira homogênea em toda a face da terra ou obteve parar o progresso a fim de se mostrar plenamente presente? As épocas se sucedem umas às outras sem interrupção e ao mesmo tempo em que se impõem, guardam vestígios do passado. Alguns dos novos vetores conhecem uma difusão mais rápida e extensa (é o caso atual da informação geral), enquanto outros se espalham mais lentamente e mais seletivamente (é o caso da moral). Agravando desigualdades, criando novas formas de dependência e de escassez, as formas atuais de globalização também se manifestam como um processo perverso. Mas é, também, um fato que o processo de internacionalização iniciado com a implantação do capitalismo comercial conhece um estágio supremo com o atual capitalismo tecnológico globalizado.

Milton Santos

Vila Nova - Imbituba - SC

Imbituba - SC

Resp.

Prof. Dr. Lauro Luiz Francisco Filho

 

Access counter

Visitas desde

 01/04/2005