perfil

 

andré munhoz de argollo ferrão (coordenador)....

 

ana flávia scopin.............................................. 

edison eduardo nunes......................................

matheus guerra cotta.......................................

paulo rodrigo dobelin........................................

ricardo duarte..................................................

carlos henrique da rocha filho...........................
gabriel robert...................................................
valéria paes pereira..........................................
eduardo marconi  salgad..................................

evelyn gregory moraes.....................................
josé maria lopes de carvalho.............................

george franklin dias..........................................

joão carlos rocha braz......................................
paulo sérgio magalhães nardoto........................
danilo bernardes lourenço.................................

leandro gasparini.............................................
paula cacoza amed albuquerque.......................
sergio benedito abibe aranha............................

 

contato

 

email: argollo@fec.unicamp.br

 

email: fscopin@ig.com.br

email: amandynunes@ig.com.br

email: mgcotta@bol.com.br

email: paulodobelin@personalemoveis.com.br

email: ridu@zipmail.com.br

email: chrochaf@colegiometodista.ialim.br

email: gabriel.robert@bwu.com.br

email: lelapaes@mpcnet.com.br

email: dougsalgado@bol.com.br

email: egregory@globalmulti.com.br

email: josemlcarvalho@superig.com.br

email: engfcamp@yahoo.com

email: jcrbraz@uol.com.br

email: pauloluciane@ig.com.br

email: dbernardes@bol.com.br

email: leandro.arq@uol.com.br

email: amed.alb@terra.com.br

email: sergioaranha@sorocaba.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


(Eduardo Marconi)
Caros colegas,
Sou nascido em Piracicaba no ano de 1972, exatamente no dia 14 de junho, geminiano.
Meu pai se chama Arary Marconi,de descendência italiana, Engenheiro Agronômo e sempre trabalhou na ESALQ - USP, acadêmico de carteirinha.
Minha mãe se chama Sonia Maria Salgado Marconi, descendência portuguesa com certeza...Formada em Psicologia, tem uma clínica e atua na area com muita presença.
Tenho duas irmãs mais velhas, Eliana, a mais velha é jornalista e Denise é economista.
Eu sou o Eduardo, o filho caçula, morei em Piracicaba boa parte da minha vida. Vou começar nos 10 anos, quando começei a jogar basquete no Clube de Campo de Piracicaba, começei desde de cedo a compreender o significado da palavra "coletivo". Joguei até os 18 anos, passei pelo XV de Piracicaba e Rio Claro.
Sou formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas, no ano de 1996 tive a oportunidade de participar de um programa de intercâmbio e fui estudar um ano na E.A.G Ecole d' Architecture de Grenoble, sudeste da França, mais precisamente nos pés dos Alpes Franceses, cidade próxima da Suiça e Itália.. Foi um ano muito importante na minha vida, viajei e estudei muito durante esse tempo, adquirindo uma boa bagagem de vida, passando por inúmeras experiências de transformação. AMADURECIMENTO.
De volta ao Brasil trabalhei em 1997 com o Arq. francês Philipe Meunier na UNIMEP - Sta Barbara do Oeste, no desenvolvimento de pesquisa na area de "Reutilização de resíduos industriais para a fabricação de componetes para a construção civil", atualmente o título da minha pesquisa no mestrado. Me formei em 1998 e de imediato me atualizei fazendo cursos de computação, principalmente Autocad e 3dstudio max. Consegui trabalho em Curitiba no escritório da Arq. Karina Pimentel, na época realizando o projeto da Revitalização das fachadas do Shopping Muller, eu fiz a maquete eletrônica desse projeto, foi muito interessante esse aprendizado, dominar a ferramenta me introduziu no mercado. Fiquei em Curitiba 4 meses, morando na casa de amigos.
Em 1999 voltei para Campinas e montei com um amigo um escritório de arquitetura, acreditamos na possibilidade de aprender e crescer juntos, conseguimos aprender muita coisa, realizamos alguns trabalhos mas era claro que eu precisa de mais experiência. Consegui no ano de 2000, através de um amigo, emprego em Manaus, escritório do Arq. Almir de Oliveira, trabalhei 2 meses com desenvolvimento de projeto público. Nesse momento percebi que o Brasil é muito grande. O Norte precisa do Sul, o Sul precisa do Norte, Leste e
Voltei para Campinas e começei a trabalhar com o Arq. Nelson Nahas e o Eng. Andreas Koberle, desenvolvimento de projetos em todas as etapas, realizamos diversos trabalhos, construídos e não construídos, o importante é que todos os trabalhos devem ter a mesma importância, as pessoas envolvidas, em sintonia. Aprendi a trabalhar com o engenheiro diretamante, meu trabalho foi otimizado a partir desse momento e vice versa.
Oeste.
Tenho um grande amor que se chama Luciana e com ela construir as nossas vidas.
A vocês do curso, digo que me honro de poder participar de um grupo com grande experiência profissional, espero aprender muito e de alguma maneira ensinar.
Gosto também de sentar na mesa do bar para dar risada e jogar conversa fora.
Valorizo muito a família e os amigos, acredito na paz e no amor.

Sempre gostei muito de percussão e em Campinas conheci o trabalho da Casa de Cultura Tainã, localizada na Praça dos Trabalhadores, um trabalho voltado para a comunidade com uma série de atividades e cursos para todas as idades. Dentre os grupos formados na Casa, existe a Nação Tainã, grupo no qual pertenço, onde busca o resgate da cultura popular através do Maracatu.
O Maracatu vem da África a 200 anos, chegou ao Brasil pelos escravos, inicialmente se localizou em Pernambuco e Maranhão, como a capoeira se manifestava dentro das senzalas e sempre foi reprimido. Durante muito tempo se tornou símbolo de resistência da cultura negra e hoje através de grupos pelo Brasil se manifesta como uma festa popular.O Maracatu é formado por um corpo de bateria e um corpo de dança, na África quando um Rei e sua Rainha de uma tribo fossem visitar uma outra tribo, eles eram acompanhados pela corte, esse cortejo se manifestava ao ritmo do Maracatu.
Em Campinas a Casa de Cultura Tainã me ensinou a necessidade de valorizar a nossa cultura e tentar de alguma maneira popularizar a minha profissão. O Brasil hoje é um país influenciado e massificado por uma cultura imperialista e dominante. Tive a sorte e competência de junto com o coordenador da Casa de Cultura Tainã montar um projeto de reforma e ampliação da mesma, a Prefeitura através do Orçamento Participativo aprovou o trabalho e investiu de forma licita nesse projeto, atualmente o trabalho está completo e as vésperas de ser aberta a tomada de preço para sua execução. A prefeitura me enviou outras cartas convites e junto a minha equipe realizamos mais três trabalhos, Elaboração de projeto paisagísticos e reurbanização de áreas publicas, duas já estão em obras.
Um grande sonho da minha vida e poder ser Mestre e dar aulas em Universidades, para isso tentarei através da Unicamp mostrar que tenho condições.


(Valéria Paes Pereira)
OI, eu sou Valéria Paes Pereira sou formada em Arquitetura, pela PUCCAMP no ano de 1993.
Trabalho como autonoma, meus trabalhos preferidos são os comerciais
como lojas e restaurante, pois são mais rapidos e mais criativos.Tenho um escritorio em casa.
Nasci em São Paulo mas moro em Campinas a 25 anos, portanro me considero campineira .Não sou casada e não tenho filhos, mas adoro crianças.
Gosto de ir ao cinema e de ambientes calmos.Faço musculação no clube e natação, de vez enquando ....
Pratico meditação com regularidade em um grupo, e acho fundamental
buscar a paz e equilibrio interior nos dias de hoje.
Acho dificil falar sobre mim mesma, será que todo mundo é assim?
Bom vou parando por aqui e fico a disposição para qualquer duvida.
Adorei participar de tudo isso.


(Danilo Bernardes Lourenço)
Sou Engenheiro Civil formado pela Universidade de Alfenas MG, e tenho atualmente 22 anos de idade.
Trabalho atualmente em um Centro Universitário Federal EFOA/CEUFE como responsável pela elaboração dos projetos e fiscalização de obras principalmente reforma de laboratórios (biologia molecular, bioquímica, fisiologia, anatomia, clinica odontológicas, técnicas dietéticas, controle de qualidade de farmacos, farmacologia etc.).
Comecei a trabalhar aqui desde o 3º período de faculdade como estágiario em 99.
Atualmente estou cursando duas diciplinas como aluno especial pela Unicamp.
E junto com um professor da Unifenas, estamos tentando viabilizar a produção em série de um tijolo pe papel moeda reciclado e tentando entrar em um programa de mestrado com este projeto. espero que consiga.
Nos finais de semana gosto de jogar futebol e peteca em quadras de areia, onde promovemos grandes campeonatos na própria EFOA.
Adoro viajar e principalmente de ir a lugres onde não conheço, participo de encontro de jipeiros e acampo muito em praias, principalmente as do litoral paulista e capichaba onde tenho mais facilidade de me desloca devido a pequenas distâncias de minha casa.
Além de sempre ir as montanhas e a pescar em rios e represas, e também não despenso uma boa trucada e uma cervejada com galinhada (galinha caipira com arroz é claro), nos finais de semana em que vou para ranchos de amigos ou a sede campestre da ACCEL que é um clube dos funcionários da EFOA/CEUFE.


(Edison Eduardo Nunes)
Nasci em São Paulo.Filho  de  uma professora paulista e de um ex-seminarista cearense.Meus pais se casaram em São Paulo e vieram para Sorocaba, nasci  na Capital porque a família de minha mãe morava lá, mas vim com alguns meses para Sorocaba,então sou  Sorocabano. Chegando aqui meu pai associou-se a alguns professores e fundou uma escola.Esse pai católico, retirante, migrante, foi o único da família que veio para o sul maravilha,foi professor de latim,francês e falava alem do cearês...alemão, ranço dos seminários.Eu sou o filho do meio, pareço dança de salão, são dois pra lá, dois pra cá.
Agora chega de falar de minhas intimidades ! Cursei a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo “Braz Cubas”em Mogi das Cruzes, primeira turma, os cobaias, há trinta anos atrás. Trabalhei e trabalho na Prefeitura de Sorocaba ( sai duas vezes e voltei) acho que gostei da moleza! Há, Há. Ela ( prefeitura)é muito limitada, mas depende do profissional, é rica em diversidade, você tem que ser multi, poli e saber dançar! Como em qualquer lugar ! Paralelamente desempenhei outras atividades, ( tinha mulher e tres filhos para criar) mais como urbanista do que arquiteto de habitações unifamiliares ( trabalhar com famílias de classe média, não é meu forte ) fiz vários loteamentos, planos diretores, encarei favelas, analfabetos...sobrevivi! Hoje aos 56 anos de vida, quero trocar conhecimentos com meus filhos,com meus amigos, com minha mulher, com a comunidade de Abaitinga, com todos que virão! 


(EvelynGregory Moraes)
Nasci em São Paulo,já morei em Pres.Prudente e Rio de Janeiro.Atualmente moro em Jundiaí onde sou sócia de uma escola de cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas de administração,logística, web design, direito,comércio exterior entre outros.A empresa faz treinamentos em empresas e indústrias também.
Dentro da escola atuo como diretora administrativa educacional,nas áreas de marketing,finanças, operacional e pedagógica.
Sou casada com Marcus Vinícius Moraes ,engenheiro civil .Temos três filhas Erika, Marina e Carolina.
Fiz Arquitetura no Mackenzie e atuei como arquiteta até 1997 trabalhando com Roberto Loeb,Ultratec(Grupo Ultra-Ultragás ) e escritório próprio.
Estou no mestrado na Unicamp na área de Gerenciamento e Técnicas Construtivas.Meu orientador é André M. Argollo Ferrão e o tema é Empreendimentos de Turismo com enfoque na Arquitetura Rural.
Gosto de coisas criativas e novidades nas áreas culturais,como música new age ou Dora Krall (jazz) e clássicos como Mozart ou quase clássico como Gershwin.Toquei piano, hoje minha filha Erika também toca.
Leio poesia como Ferreira Goulart,ou política e filosofia como Retórica das Paixões de Aristóteles .Gosto de revistas de arquitetura com projetos modernos .
Gosto muito de estudar Idiomas.Falo inglês e ,já estudei Espanhol(Letras-USP),francês,alemão e árabe.
Na área social atuei como voluntária para montar o Centro de Voluntariado de Jundiaí, acompanhei os trabalhos de Alfabetização de Jovens e Adultos do Ibeac fazendo cursos de gestão de voluntários.Como empresa treinamos deficientes auditivos em informática,turma da pastoral Sta Gertrudes,alunos do Ibeac e pretendo aprender a fazer projetos nesta área.
Sou católica e gosto muito de estudar teologia para entender mais sobre os assuntos espirituais.
O que mais gosto de fazer é viajar sem roteiro para lugares que nunca fui...tipo família Trumman...Já viajei assim para Europa.
Um abraço a todos!


(Gabriel Robert)
Sou Eng. Civil, trabalho na área de entretenimento e serviços. Gosto muito de trabalhos transdisciplinares e de aprender coisas novas.
Moro em São Paulo, viajo bastante a trabalho, porém quando posso visito a Pedra do Baú em S. Bento do Sapucaí, um lugar mágico onde posso meditar e refletir sobre a vida.
Leio muito sobre relações empresariais, comportamento humano e origens do universo.

(João Carlos Rocha Braz)
Sou engenheiro civil, 42 anos, casado, tres filhos.
Nasci em Bariri, interior de São Paulo, mas moro na cidade de Rio Claro desde os 4 anos de idade. Cursei Colégio Técnico em Edificações, fiz curso Técnico em Transações Imobiliárias, Graduação em Engenharia Civil (em Piracicaba, término em 1987).
A partir daí dediquei-me ao trabalho. Começei a trabalhar aos 17 anos de idade numa Construtora, e minha vida profissional sempre foi voltada a obras e projetos para construção civil.
Em 1984, aos 22 anos de idade, comecei a lecionar em Cursos supletivos e em Colégio Técnico.
Em 1988, aos 26 anos de idade, ingressava como Docente na PUC Campinas, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo lecionando Mecânica dos Solos, onde permaneço até hoje. Mais recentemente, em 1999, após alguns remanejamentos internos, assumi as disciplinas de Concreto Armado A, B e C na Faculdade de Engenharia Civil e também as disciplinas Resistência dos Materiais, Estabilidade das Construções e Sistemas Estruturais na FAU.
Sempre, paralelamente a essas atividades, tenho exercido a profissão de Engenheiro, mantendo um escritório de projetos em Rio Claro, atuando especificamente na atividade de Projetos Estruturais em Concreto Armado, Fundações e Estruturas Metálicas.
Terminei o Mestrado em 2001 na Unicamp (orientado pelo professor André) e pretendo cursar o Doutorado também na Unicamp. Para o futuro, pretendo continuar com meu escritório de projetos e lecionando em curso superior. Acho que posso me considerar um profissional realizado pois faço exatamente as atividades com as quais sempre sonhei e das quais gosto.
Outras atividades relevantes:
- Presidente da Associação dos Engenheiros de Rio Claro em 1991/1992;
- Vice Presidente da mesma AERC em 1992/1993, além de outros cargos entre 1993 até a presente data;
- Participação no Plano Diretor de Desenvolvimento do Municipio de Rio Claro em 1992;
- Membro do Conselho do Curso de Engenharia Civil da PUC Campinas, de 2000 a 2003;
- Atual Conselheiro do CREA SP, representando a PUC Campinas;
- Atual Membro do Conselho da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas;
- Atual Membro da Diretoria da Associação dos Engenheiros de Rio Claro (Conselho Fiscal);
 - Responsável pela execução de aproximadamente 800 projetos estruturais em concreto armado para obras de grande, médio e pequeno porte, com destaque para inúmeros edifícios até 20 andares e alguns viadutos, pontes e contenções de aterros, além de galpões industriais e bases para equipamentos para várias empresas de grande porte.
Pessoas importantes na vida: família;
Diversões preferidas: assistir ou jogar futebol;
Leitura: quase não tenho tempo, o ritmo semanal é muito acelerado. Nos finais de semana evito contato com trabalho ou escola; na época do colégio li incontáveis obras clássicas da literatura brasileira (José de Alencar, Machado de Assis e outros).
Decepção ou Arrependimento do que fiz ou deixei de fazer: nenhum, pois acho que tudo que fiz na minha vida teve um sentido. A compreensão dessa realidade não é fácil, mas necessária.
Um pensamento marcante (não sei quem é o autor) que me dá muita força e coragem para buscar minhas realizações (meus "sonhos"):
"O maior pecado do ser humano é ignorar suas forças interiores, seu poder criador,


(José Maria Lopes de Carvalho)
Atualmente, sou professor da UNIP - Campus Jundiaí, nos cursos de Gestão. Estou lá por uma indicação da Evelyn. A área de educação e treinamento sempre me cativou.
Tenho 2 filhos: uma filha que terminou a Faculdade de Direito na PUCCAMP e que deseja ser promotora pública. Fez estágio no MPE, aqui em Campinas. O meu filho faz P & P no "Bento Quirino", no terceiro ano. Gosta de exercer a sua criatividade e está empolgado com as noções de comunicação e liderança que estão transmitindo.
Eu sou formado em Ciência da Computação, pela UNICAMP, há muito tempo atrás (77).
Fui professor do COTUCA, enquanto era aluno da UNICAMP, e depois fui professor da PUCCAMP, no curso de Análise de Sistemas. Também fui professor da FIAP, em São Paulo.
Trabalhei muito com treinamento, em diversas empresas em São Paulo (Plena, G&P, Techtraining) e em Campinas (CPqD).
Tenho amigos espalhados por todo o Brasil, por causa deste trabalho de treinamento em vários lugares (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, etc.).
Implantei a área de informática junto às prefeituras de Americana e São Carlos.
Estive em Belém - PA, efetuando toda a coordenação da administração de dados, junto ao DETRAN, no ano de 2000.
Foi uma experiência interessante e possibilitou conhecer uma parte do Brasil diferente, com um povo muito amigável.
Trabalhei, até há pouco tempo, na COHAB - Campinas. Esta empresa tem como finalidade principal a construção de casas populares para a população de baixa renda do município.
A origem deste trabalho foi um diagnóstico que nela realizei, para verificar a situação da área de informática na mesma.
Em razão deste diagnóstico, fui contratado para assessorar a diretoria no sentido de ajudar na condução da empresa para um padrão de qualidade em seus trabalhos.
Gosto de música erudita e brasileira. Frequentei muito tempo a noite campineira, conhecendo boa parte dos seus músicos (Alfredo (do bar), Pezão, Chico do Pandeiro, Ding-Dong, etc.)


(Paula Cacoza Amed Albuquerque)
Sou docente e coordenadora do Curso de Engenharia Civil das Faculdades Unificadas da Fundação Educacional de Barretos. Ministro as disciplinas de Resistencia dos Materiais I, II, III e IV e Estática das Construções e Hiperestática Avançada.
Fiz mestrado na USP - São Carlos no departamento de Estruturas.
Sou casada a quatro anos e minha vida de casada ocontece somente nos finais de semana.
Moro em São José do Rio Preto mas fico a semana toda em Barretos.
Gosto de ler romances e livros de ficção e adoro cinema. Não sou fã de esportes, mas natação e caminhada mantem meu corpo em bom funcionamento.
Espero com o doutorado ampliar meus conhecimentos e me sentir mais segurança profissionalmente.
Gostei muito da disciplinas do André, mas devo confessar que nunca me vi fazendo algo desse tipo. Espero que dê certo.


(Sergio Benedito Abibe Aranha)
II. Formação Acadêmica
Engenharia Civil
Faculdade de Engenharia da Universidade de Mogi das Cruzes 1974.
Engenharia de Segurança do Trabalho
Fundacentro 1978.
Engenharia de Tráfego
EPUSP/FDE 1980.
Mestrado
Faculdade de Engenharia Civil – UNICAMP - Área de Concentração Edificações – em fevereiro de 2003.
Doutorado
Faculdade de Engenharia Civil – UNICAMP – Área de concentração Saneamento – aluno especial – iniciado em agosto de 2003. Gestão Ambiental no Meio Urbano.
III. Histórico Profissional
Prefeitura Municipal de Piedade
Responsável pela área de Planejamento do Município em 1975.
Prefeitura Municipal de Sorocaba
Divisão de Urbanismo e Arquitetura - uso do solo, loteamentos, aprovação de projetos residenciais, comerciais e industriais em 1975/83.
Escritório Técnico de Engenharia Sérgio Aranha
Engenheiro Responsável -Projetos Arquitetônicos, Elétricos, Hidráulicos e Estruturais para as obras residenciais, comerciais e industriais de 1975/95.
DERSA - Desenvolvimento Rodoviários de São Paulo S.A
Engenheiro de Desenvolvimento Rodoviário de 1987 a 1994.
Eng. Sênior, Eng. Especialista I, II, III e Assessor da Presidência.
SBA Aranha Engenharia e Comércio Ltda
Diretor Técnico - empresa de Engenharia voltada à execução de obras residenciais, comerciais e industriais para o setor Público e Privado de 1987 a dezembro 2000. Construímos hotel de 8000 m², shopping-center de 30000 m², indústria de 5000m², etc..
SBA Comércio e Representação Ltda
Diretor Proprietário - empresa de comércio, atuando em Importação e Exportação dos produtos comestíveis enlatados (conservas), remédios, equipamentos eletrônicos e telefonia, materiais de construção, de 1992 a 1996.
 Consultor - em Engenharia Civil para : Gerenciamento de Obras, Implantação de Indústrias, Planejamento Enérgico na Construção Civil, Uso Racional da Água, Conservação de Energia, Materiais para Construção, Custos e Orçamentos, Gestão Ambiental, Ciências Ambientais, Conforto Térmico e Ambiental, Concretos Especiais. Desde 1.999 à presente data.
Professor - Faculdade de Engenharia Cidade de Salto - matérias: Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental e Transportes, de agosto a dezembro de 2001.
Perito Judicial da 6ª Vara Civil da Comarca de Sorocaba.
Assessor Parlamentar do Deputado Federal Luiz Antonio Fleury Filho, para a região de Sorocaba, de 2000 a presente data. Contatos com 40 cidades.
Consultor da empresa Aracati Empreendimentos e Construções Ltda. na execução de obras industriais, como a Mondy, de Sorocaba, IQT de Taubaté e para reformas de agências do Banco do Brasil, Ribeirão Pires e Santo Amaro.
IV. Atividades Acadêmicas
Membro do GEPCEA (Grupo de Estudos sobre o Patrimônio Cultural da Engenharia e da Arquitetura) do Centro de Memória da UNICAMP – desde dezembro de 2.000 até a presente data, fundador.
Organizador do 1º Ciclo de Palestras: Patrimônio Cultural Responsabilidade de Todos, em conjunto com a UNISO (Universidade de Sorocaba), Museu Republicano de Itu da Universidade de São Paulo e Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio. Foram 9 sábados de palestras, das 8,00 às 12,00 horas. Em maio/ junho de 2001, com 250 participantes.
Participou da IV Jornada Científica da AUGM sobre Meio Ambiente, durante o período de 28 a 31 de outubro de 2001, no Centro de Convenções da UNICAMP, na qualidade de apresentador de painel. Em conjunto com o CORI, Grupo de Montevideu. Publicação no Livro de Resumos da IV Jornada.
Organizador do 2º Ciclo de Palestras : Patrimônio cultural Responsabilidade de Todos, em conJunto com a UNISO (Universidade de Sorocaba), Museu Republicano de Itu da Universidade de São Paulo e Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio. Dia 15/06/02 das 8,30 horas Às 17,30 horas, com 200 participantes.
Palestrante e organizador do Seminário Memória em Construção, realizado em Sorocaba em 06 de novembro de 2001. Promoção da Prefeitura Municipal de Sorocaba e o GPCEA.
Publicação dos trabalhos nos anais do Seminário: Estudo...És Tudo: A Memória
Sempre em Construção (em conjunto com o prof. Dr. André Argolo Ferrão e Salvador de Cápua) e O Patrimônio Cultural da Indústria, da Agricultura e do Comércio : Memória dos Ofícios e Serviços Produtivos.
Defendi dissertação de Mestrado no dia 26/02/03 na Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UNICAMP, título da dissertação: “Processos de Recuperação de Edifícios Históricos Localizados na Cidade de Sorocaba, SP, 1974 a 2002”.
Participou do 30º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2003, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na sala 8 na sessão de Comunicações de Pesquisa IV: “Sociologia do Conhecimento e da Arte”, apresentando a comunicação “Processos de Recuperação de Edifícios Históricos Localizados na Cidade de Sorocaba, SP”.
Palestrante e organizador do 1º Curso de Sorocabanismo, promovido pela Memória Viva, no dias 26, 27 e 28 de junho de 2003, Características Arquitetônicas dos Monumentos Históricos do Centro de Sorocaba e monitoramento do passeio cultural ao Centro Histórico de Sorocaba.
Palestrante e organizador do 2º Curso de Sorocabanismo, promovido pela Memória Viva, para os alunos do curso de Turismo do Colégio Politécnico dias 18, 19 e 20 de setembro de 2003, Usos e Costumes dos Paulistas e Sorocabanos e monitoramento do passeio cultural ao Centro Histórico de Sorocaba.
IV. Atividades Comunitárias
Inspetor Regional do CREA-SP - Sorocaba de 1976 a 1978
Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba de 1978 a 1980
CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Membro Oficial do GPTCE - Grupo de Trabalho Permanente da Construção e Engenharia no Mercosul de 1994 até 1998.
SINDUSCON-SP - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado SP. Diretor Regional de Sorocaba, SP - de agosto/1992 até agosto/2000.
COMUPLAN - Conselho Municipal de Planejamento Urbano de Sorocaba.
Conselheiro Titular representante do SINDUSCON-SP com mandato de 1998 a dezembro de 2000.
FORUM DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL - Conselheiro eleito pela comunidade, de janeiro de 1.999 a dezembro de 2000.
CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO - Conselheiro Titular para o triênio 2001/2004 representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, decreto 12.935 de 23 de janeiro de 2001.
Coordenação do Programa FOME ZERO, na região de Sorocaba, de março de 2003 a presente data.
Diretor de Informática da AEAS, de 2002 a 2005.
Presidente, organizador, sócio efetivo e fundador, membro do Conselho Administrativo da Sociedade de Preservação do Patrimônio Cultural e do Meio Ambiente Memória Viva, fundada em maio/2003.
Sócio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS).
Sócio do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).
Sócio colaborador da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI).
Colunista do site Sorocaba On Line : coluna Diário de Obra, desde 2002 a presente data.
Coordenador do site da AEAS na internet, www.aeas.org.br
Colunista do jornal AEAS News, coluna “Na Teia do Aranha”, jornal mensal, com tiragem de 3000 exemplares, informativo da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba.
Veja minhas páginas :
www.sorocaba.com.br/sergioaranha
www.sorocaba.com.br/diariodeobra


(Ricardo Duarte)
Eu nasci a aproximadamente 8661 dias atrás, a maior parte deles, incluindo o primeiro, vivi em Santa Bárbara d’Oeste-SP.
Poderia traçar, se me lembrasse, 8661 perfis. Sou muito instável.
Ontem gostava de cinema, hoje não gosto mais, amanhã provavelmente estarei apaixonado.
Na maior parte do tempo eu penso, e muitas vezes me acho idiota, outras não.
Preciso viver mais tempo me procurando.
Não sei se “prefiro ser essa metamorfose ambulante”.
Tenho um pai, uma mãe, uma namorada e alguns amigos. Eu sou o filho.
Amo muito todos eles.
Em 1999, entrei na faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UNIMEP, em 2003 eu sai. Gosto muito da minha profissão, gosto tanto, que troquei minha vida pessoal por ela.
Preciso reverter isso. Estou vivendo muito mal.
Em 2001, ganhei, o terceiro lugar no Concurso Nacional “Soluções para habitação e urbanismo de baixo custo para populações de baixa renda” promovido pela CAIXA e IAB. Isso foi muito importante.
As vezes acho que deveria ter feito Artes Plásticas, as vezes não.
Gosto muito da arte, as vezes não.
Sou muito cauteloso, as vezes medroso.
Sou uma pessoa “normal”, acredito que a felicidade até existe.
Eu sou feliz.
Percebo em mim alguns problemas de comunicação, estou tentando melhorar isso.
É muito difícil.
Preciso também, melhorar meu relacionamento com Deus.
Gostaria muito de saber escrever poesias.
Meu maior sonho é deixar de ser “songo”.
Em abril, plantei um pé de pimenta.
Hoje, ele morreu


(Carlos Henrique da Rocha Filho)
Carioca
Cristão
Arquiteto Mackenzista
Casado
Dois filhos
Administro um colégio
Sinto saudades do mar....


(Paulo Rodrigo Dobelin)
Arquiteto e Urbanista (Unimep)
De 1999 à 2001 participei do projeto de extensão sobre parque linear “RECONSTRUIDO ESPAÇOS DE LAZER constituição de parcerias para construção de um parque linear pela população do Jardim Eldorado” onde o mesmo recebeu “Premio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local” Logo depois fui chamado para trabalhar no projeto “Uso e Ocupação do Engenho Central” que mais tarde se torna o projeto “Engenho da Ciência, museu de ciência e tecnologia de Piracicaba” com coordenação do escritório Brasil Arquitetura.
Trabalhei neste projeto durante dois anos, onde mais tarde a prefeitura com posse da coordenação, não deram continuidade no projeto, dando prioridade a outros.
Sempre paralelo aos meus trabalhos como arquiteto estava com minha família trabalhando na empresa de móveis planejados, onde hoje faço parte de um todo, coordenando a parte de projetos e compras da empresa. Estou muito feliz com o curso de pós-graduação a disciplina engenharia de empreendimentos onde o mesmo apesar de não me responder nada, absolutamente, fez com que refletisse sobre o que é hoje minha vida, minha forma de pensar, a convivência com as pessoas e porque não realizar meu sonho agora, neste momento.
Agradeço a todos.