Instituto do Mundo Árabe
       Projetado por Jean Nouvel, o IMA é um centro de cultura árabe localizado no coração de Paris, compreendendo um museu, espaços para exibições, uma biblioteca, um centro de documentação, um auditório, um restaurante e oficinas infantis.
Jean Nouvel   
   


      O projeto vencedor da concorrência, promovida pelo presidente François Mitterrand, apesar de ser uma construção da arquitetura contemporânea, empregou padrões típicos da arquitetura árabe, tais como percebemos na fachada sul em que a luminosidade do ambiente é regulada através de painéis com diafragmas, semelhantes aos das máquinas fotográficas.
Visão externa dos painéis da fachada sul

Visão interna

Fachada Sul

       Este é um excelente exemplo de recriação criativa e moderna dos padrões encontrados nos mosaicos tradicionais sendo adaptados à arquitetura contemporânea.


Painéis
      A fotografia ao lado, revela a aparência externa da composição geométrica dessas várias placas com diafragamas.

Módulos

Padrão
Visão interna dos painéis
      O padrão desse painel é composto pela repetição de dois diferentes módulos, mostrados ao lado.
Detalhe lateral do painel


      Esta outra composição, feita a partir de elementos simples como o hexágono e a estrela de seis pontas, não possui células fotossensíveis como a anterior.

      A luz entra pelos orifícios existentes nessas placas, de diferentes tamanhos, passando a impressão de texturas diferentes.

Esquema dos módulos
Padão