Fotogrametria



Fotogrametria, etimologicamente deriva de três raízes gregas: photós, que significa luz; gramma, que significa gravar ou escrever; e metria, que significa medida ou medição. Portanto, sua definição etimológica é: medições gráficas por meio da luz. Cientificamente, a American Society of Photogrammetry define Fotogrametria como a ciência e a arte de obter medidas dignas de confiança utilizando-se fotografias. (PAREDES, 1987).

Deste modo, podemos dizer que a Fotogrametria é a técnica que permite o estudo e a definição das formas, das dimensões e das posições de objetos no espaço, utilizando-se de medições obtidas a partir de fotografias ou imagens digitais.

O interesse essencial desta técnica é que ela permite o registro, quase instantâneo, do estado de um objeto possibilitando uma posterior exploração das medições. A fotografia também é um documento de arquivo facilmente manipulável, de conservação quase ilimitada e fácil restituição, tendo ainda uma amplitude espectral que possibilita análises de fenômenos não detectados pela vista humana, como, por exemplo, o infravermelho (SILVA, 2003).

A Fotogrametria é uma técnica indispensável para muitos trabalhos da Geomática. Para as áreas técnicas, em especial para a Engenharia Civil, ela oferece um suporte inestimável, reduzindo custos e tempo de trabalho. O principal obstáculo ao seu uso extensivo ocorre devido ao alto custo dos equipamentos e a necessidade da presença de técnicos bem treinados para operar os equipamentos necessários para a obtenção de dados e para o tratamento posterior.

As imagens aéreas são tomadas através de câmeras aéreas fotogramétricas especiais colocadas adequadamente no interior de um avião. Em seguida, os dispositivos são digitalizados em scanners de alta precisão e resolução, a partir dos quais se obtém as imagens digitais a serem usadas nos equipamentos de restituição digital.

Desde 2001, com a disposição de câmeras totalmente digitais no mercado, não é mais necessária a utilização dos scanners para a transformação das imagens em valores numéricos.

Mapas e cartas municipais ou de áreas extensas normalmente são elaborados através do uso da Fotogrametria.