pesquisas & trabalhos
 
  projetos de PESQUISA
 

 voltar

  • HabitaR CIDADES VIVA E + SUSTENTÁVEIS  hABITARES

 Inicio do projeto: Agosto/2007 - em andamento

 

As cidades são hoje fonte de múltiplos problemas e desafios, mas também novos territórios estratégicos e motores principais de desenvolvimento. A cidade é a maior unidade com capacidade para gerir os numerosos desequilíbrios urbanos que afetam o mundo moderno: arquitetônicos, sociais, econômicos, políticos, recursos naturais e ambientais, mas é também a menor unidade na qual se poderá resolver estes problemas, de uma forma eficaz, integrada, global e sustentável. Reconhecer a sustentabilidade não é uma simples perspectiva, nem um estado imutável, mas sim um processo criativo, local e equilibrado estendido a todas as áreas. A pesquisa atua nas ações que conduzam a patamares da sustentabilidade urbana e social, a partir da gestão urbana na informação alcançada ao longo deste processo, a partir do conceito de cidade como um conjunto orgânico, para o qual concorre um sistema de gestão assente na sustentabilidade, cujas decisões tenham em conta as gerações futuras.

 

  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL   - TICHIS

 Inicio do projeto:  Dezembro/2010 - em andamento

 FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos 0981/10

 Rede Cooperativa de Pesquisa FINEP - Chamada Pública de Ação Transversal em Saneamento Ambiental e Habitação. 

 Compõem a rede as Instituições de Ensino e Pesquisa UFC, UFBA, UFPR, UFRGS, UPM, UNICAMP e USP.

 

A Rede Cooperativa de Pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas à construção, visando a melhoria da qualidade e produtividade do segmento da habitação de interesse social, com destaque para: Building Information Modeling (BIM) e outras soluções para suporte ao processo de gerenciamento de projetos; simulação de desempenho; e operação de edificações, com projetos nos seguintes temas: (1) gestão da rede, (2) padrões abertos para interoperabilidade, (3) concepção e projeto digital, (4) TIC na gestão da produção, (5) gestão integrada de empreendimentos (IPD) e (6) TIC na etapa de uso.

 

  • Processo de projeto em arquitetura: da teoria a tecnologia [projeto temático]

Projeto de pesquisa:Processo FAPESP 2004/15737-0 (Junho/2006-Maio/2010)

finalizado

Esta pesquisa tem como objetivo principal estudar o processo de projeto em arquitetura, em seus diversos aspectos.Pretende-se também desenvolver um conjunto de teorias, métodos, técnicas e ferramentas com a finalidade de prestar suporte ao processo de projeto em arquitetura.Partindo de estudos aprofundados desse processo como um todo e de suas diferentes etapas, pretende-se ainda desenvolver e estudar as diversas possibilidades de utilização dessa teorias, métodos, técnicas e ferramentas no trabalho do arquiteto, visando contribuir para a melhoria doa projetos e, conseqüentemente,da qualidade do ambiente construído. Não há  duvidas que a pesquisa sobre métodos de projeto e técnicas de apoio a esse processo encontra-se bastante desenvolvida. O que nem sempre ocorre, entretanto, é a implantação e avaliação desses supostos otimizadores do processo em projeto em casos reais, o que será tema desta pesquisa.

 

  • INOVAHABIS - Inovação no processo de produção de conjuntos habitacionais de interesse social para redução de custos e aumento de valor entregue ( Projeto em Rede Nacional 1-Finep/ HABITARE) Projeto de pesquisa:Financiadora de Estudos e Projetos 1902/06 ( Julho/2006 - Fevereiro/2010)

finalizado

As decisões tomadas no processo de projeto ( definição de metas e conceitos, programa de necessidades, definições de projeto) e na produção de Conjunto Habitacional de Interesse Social (CHIS) determinam, muitas vezes de maneira irreversível, a qualidade do empreendimento e o seu custo medido ao longo do seu ciclo de vida. Esta pesquisa pretende introduzir informações no processo de produção ( planejamento do empreendimento, projeto, contratações, execução, uso e manutenção) em CHIS  para reduzir custos e maximizar valor aos diversos agentes envolvidos ( usuário, instituição publica promotora, empresas executoras). ESpera-se como resultado o aprimoramento da qualidade de CHIS coma transferência de valor principalmente ao usuário final possibilitando com isso uma maior inclusão social da população de baixa renda, bem como sua permanência.

  • PROJETO COLABORATIVO - SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM HIS - Laboratorios Associados LAMPA & LACAF

IFAPESP - TIDIA -ae - APRENDIZADO ELETRÔNICO

realização projeto: Janeiro/2006 - 2009

finalizado

Laboratórios Associados LAMPA & LACAF da FEC UNICAMP : pesquisa e desenvolvimento em ensino de projeto arquitetônico, conforto ambiental e metodologia e processo de projetos, em temas relacionados ao ensino/ aprendizagem colaborativo e à distância.Está inserido no projeto TIDIA Ae - Aprendizado Eletrônico - Fase II - FAPESP.

  • As formas de morar na cidade contemporânea

Início  do projeto: Fevereiro/2002- em andamento

O objetivo dessa pesquisa é identificar as transformações ocorridas nas formas de morar em Campinas, apontando as principais alterações em relação aos projetos arquitetônicos, locais de implantação dos bairros e edifícios residenciais, mercado imobiliário e a evolução dos programas de necessidades, dentro do contexto socioeconômico e político e de seus aspectos condicionantes e limitadores. Como objetivo secundário, pretende-se investigar a influência da legislação urbanística e edilícia nos locais e projetos do morar, seja nas habitações isoladas, nas áreas de habitações sociais ou no processo de verticalização.  CNPq - CAPES

  • ForMAÇÃO e pesquisa em Arquitetura e Urbanismo

Inicio do projeto: Janeiro /2003 - em andamento

 

Esta pesquisa examina as áreas e a natureza do ensino de arquitetura e urbanismo, sob a perspectiva sociocultural e ambiental do território arquitetônico.Para tanto, estuda cuidadosamente a estrutura conceitual do ensino para pensar, delinear e discutir tais estudos. São objetos da pesquisa também:-Discussão dos componentes da cultura relacionados ao espaço. Essencialmente, estes componentes,podem ser identificados como a tecnologia, o conhecimento e os sistemas do valor.Um sprectrum é o excesso proposto que estes componentes culturais podem ser espalhados.-A criatividade como instrumento de estimulo à resolução de problemas arquitetônicos.Este processo compreende os estágios da definição de problema, do projeto, da construção e do uso, e relaciona-se aos fatores socioambientais e cultural.- Os instrumentos e agentes que agem nos aspectos quantitativos e qualitativos do ensino de Arq e Urb. 

  • TERRITÓRIOS HABITACIONAIS SOCIAIS: ARQUITETURA DA HABITAÇÃO, VALOR E COMUNIDADE.

Data Início Projeto:  01/2007 - 12/2009 [finalizado]

 Visa pesquisar e assimilar novos enfoques para intervenção nos territórios habitacionais sociais no contexto da cidade contemporânea e na perspectiva sócio-ambiental. Território habitacional é entendido numa perspectiva ampla, como entidade viva, que contribua para a vida da vizinhança, da paisagem urbana, do bairro e da cidade. São as células de uma cidade, nas quais devem integrar, além das habitações, pequenos equipamentos adequados ao serviço das diversas necessidades dos habitantes e ao estímulo do convívio natural, elementos reveladores da natureza do Valor [intangível] desejado pela comunidade.  Para tanto, interessam especialmente os processos de participação da comunidade no desenvolvimento dos programas e no processo criativo dos projetos. A pesquisa objetiva ainda sistematizar informações para consolidação de um Centro de Referências.    CNPq - CAPES .

 

  • DATAHABIS - DIFUSÃO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA EM ÁREAS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS EM CAMPINAS - SP

Projeto de pesquisa: Financiadora de Estudos e Projetos  - FINEP - Processo FINEP/CNPq 2300/04 (Dezembro/2005-2008)

finalizado

Esta pesquisa propõe a atuação em áreas habitacionais sociais para estimular a participação da comunidade a favor da criação de bairros e construções habitacionais saudáveis e sustentáveis, através de apoio automatizado ao projeto por meio de software livre, em cooperação com órgãos públicos, atendimento ah população autoconstrutora em postos locais e incentivo ao aprimoramento dos espaços livres e ao uso da vegetação como catalisadores a favor do próprio conforto e da melhoria da paisagem urbana. 

 

  • Acessibilidade e inclusão no projeto do ambiente construído

 realização  projeto: Janeiro/2001 a dezembro 2009

finalizado

A pesquisa busca a identificação de aspectos arquitetônicos relevantes para a qualidade de vida de usuários com necessidades especiais, idosos e os diversos grupos de usuários, considerando suas condições biológicas, funcionais e de percepção, visando o estabelecimento de um conjunto de diretrizes básicas, que possam ser consideradas, na pratica, por profissionais envolvidos com a criação,a adaptação e o aprimoramento de espaços destinados à moradia e à convivência desses usuários no ambiente construído em resposta às necessidades físicas de orientação e psico-sociais.

  • QUALIDADE AMBIENTAL E DE VIDA NOS CAMPI UNIVERSITÁRIOS

Data Início Projeto:  03/2006 - finalizado

 A pesquisa tem como objeto de estudo um Campus Universitário específico – a Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas, SP - entendido como um micro-cosmo de uma Cidade Contemporânea real, já que envolve uma imensa gama de interesses e conflitos urbanos bastante ricos para investigação e estudo. Com o objetivo de comprovar que através da disciplina da Arquitetura e Urbanismo é possível re-construir, re-integrar fragmentos urbanos pelo re-desenho dos espaços abertos destinados a uso coletivo pretende-se desenvolver estratégias propulsoras da qualidade ambiental e de vida por meio da ocupação e projeto dos espaços abertos do campus.

  • Estudo da Influência do uso de ateliers informatizados no ensino de projeto arquitetônico

Projeto de pesquisa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico 478459/2004-1 (Maio/2005-2007)

 

O objetivo deste projeto é avaliar a influência do ambiente de ensino de projeto em duas situações distintas:primeira, em atelier tradicional( pranchetas), complementado por acesso à informática aplicada em laboratório de CAD fisicamente separado; e , segundo, em atelier informatizado ( pranchetas+ computadores e periféricos específicos). O resultado final esperado é a melhoria e atualização do ensino de projeto, sintonizado às tendências mundiais mais recentes.

  • Melhoria do conforto ambiental em edificações escolares estaduais de Campinas-SP

Projeto de pesquisa:Processo FAPESP 97/02563-8 (Novembro/1997-Outubro/2000)

 

Melhoria do conforto ambiental em edificações escolares estaduais de Campinas.

  • ASIHABIS - Sustentabilidade e Qualidade de Vida na Implantação de HIS

Projeto de pesquisa: Financiadora de Estudos e Projetos  - FINEP (Março/2003- 2005)

 

Esta pesquisa pretende demonstrar que já na planta de implantação é possível levantar informações indicadoras da qualidade potencial de um projeto e dos custos dos impactos ambientais de um novo empreendimento. A análise da implantação de Conjuntos Habitacionais na região de Campinas deverá subsidiar o levantamento de tais indicadores para o delineamento de projeto e procedimentos metodológicos de futuros empreendimentos. Os indicadores serão ainda verificados junto à população de Conjuntos Habitacionais com tipologias residenciais específica diversas.

  •  TITAM - Transferência de inovação tecnológica na autoconstrução de moradias

Projeto de pesquisa: Financiadora de Estudos e Projetos  - FINEP ( AGOSTO 2002-2004)

 

A pesquisa visou a transferência de inovação tecnológica decorrente de uma cooperação entre agentes públicos e do setor privado, na região de Campinas - SP. A relevância desse tipo de ação é atuar junto ao setor da auto-construção, cujas características e dimensões justificam o desenvolvimento de procedimentos inovadores pelo uso de uma metodologia automatizada de projeto arquitetônico e disposição de centro móvel de transferência de tecnologia para o atendimento em bairros periféricos de Campinas. Essa ação foi possível devido a parceria entre agentes públicos e convênio de cooperação estabelecido com o setor privado produtivo. A experiência de cooperação e transferência de tecnologia demonstrou a possibilidade de transmitir informações técnicas à esta população, com explicações que melhor orientaram tecnicamente as novas moradias contribuindo para a sustentabilidade dos bairros habitacionais sociais e para a cidade.

  • DOUTORADO

Diretrizes projetuais para áreas habitacionais sociais em Campinas - SP

Universidade de São Paulo - 1998 - área: Planejamento e Engenharia Urbana -  bolsista CAPES

 

Campinas é uma cidade de cerca de um milhão de habitantes e reflete o desenvolvimento de muitas outras cidades do interior do Estado de São Paulo. As moradias  autoconstruídas são a resposta típica para problemas habitacionais dominante em Campinas. Este estudo sobre habitações sociais autoconstruídas e automodificadas na periferia da cidade de Campinas apresenta dados sobre a tradição, costume, a pobreza, o plano de configuração e preferências no contexto local de materiais e técnicas, bem como o tamanho, posicionamento e agenciamento dos ambientes. A questão da interferência profissional enquanto apoio está sempre presente, especialmente quando avaliações técnicas apontam para problemas de habitação das pessoas pobres. Esta pesquisa apresenta diretrizes projetuais que orientem a concepção arquitetônica das casas para as famílias de baixa renda, em espacial, nos aspectos funcionais e de conforto. O principal objetivo destas diretrizes é dar suporte técnico à autoconstrução incorporando as características específicas da região, com melhorias em relação à racionalidade do projeto e conforto do ambiente em que se localizam, visando aprimorar a qualidade de vida.

  •  Projeto ELEBRA - automet
    Elementos Sociais e Culturais da Casa Popular na Metodologia de Projeto
    Projeto de Pesquisa: Processo FAPESP 92/4525-2 (Julho/1992-Agosto/1995)

O projeto investigou duas alternativas da habitação de interesse social: a autoconstrução de moradias e o conjunto habitacional de casas para a população de baixa renda nas cidades da região de Campinas, SP. A partir das avaliações foram elaboradas diretrizes para o desenvolvimento de uma metodologia de projeto arquitetônico de apoio automatizado em CAD para a casa auto-construída, denominada AUTOMET.           

  • MESTRADO

 Áreas habitacionais populares nas cidades médias paulistas: o caso de Limeira

Universidade de São Paulo - 1991 - área: Planejamento e Engenharia Urbana - bolsista CAPES

O trabalho analisou comparativamente duas modalidades habitacionais sociais: conjunto habitacional de unidades isoladas e  moradias autoconstruídas em bairro periférico no contexto das cidades médias do interior paulista, tomando-se como estudo de caso o município de Limeira. A pesquisa identificou as características sócio-econômicas e culturais da população, tipologia das habitações, agenciamento e áreas dos ambientes, processos, técnicas e materiais utilizados na construção, evolução e estágio atual da moradia, apresentando perspectivas possíveis para políticas habitacionais para as cidades médias.

 

voltar