•      Home
  • Destaques

Marina Ilha é a primeira mulher a assumir diretoria FEC


A engenheira civil Marina Sangoi de Oliveira Ilha tomou posse na última sexta-feira (31) para o cargo de diretora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp. Marina Ilha cumprirá o mandato 2014-2018 em substituição ao professor Paulo Sérgio Franco Barbosa, do qual era diretora-associada. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo, desde 1967, quando Pedro Moraes Siqueira foi nomeado o primeiro diretor da Unidade. O docente Alberto Luiz Francato acompanha Marina Ilha, como o seu diretor-associado. 

A sessão solene, realizada no auditório da FEC, foi presidida pelo coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, que na oportunidade representou o reitor José Tadeu Jorge. Também estiveram presentes, além de familiares, funcionários, professores, alunos e pesquisadores, o vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, que já foi professor e colega de Marina Ilha durante sua passagem pela USP. 

A nova diretora é graduada em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da USP. Ela possui pós-doutorado pelo Stevens Institute of Technology de Hoboken, New Jersey, Estados Unidos. É docente da FEC desde 1994. Entre os desafios à frente da Unidade, Marina Ilha destacou que o principal é manter o crescimento qualitativo, alcançado nos últimos anos. 

“A Faculdade cresceu muito nos últimos quatro anos. A comunidade se mobilizou e nós temos indicadores muito significativos em praticamente todas as áreas. O nosso desafio, portanto, é continuar crescendo. Para a graduação a nossa ideia é introduzir novas estratégias de ensino e aprendizagem de forma a atender as expectativas dessa geração de jovens que está chegando cada vez mais exigente. Também investir mais na internacionalização. Na pós-graduação, tivemos indicadores muito bons e continuaremos incentivando a produção científica qualificada.” 

Ela também acrescentou que outro foco da sua gestão será a ampliação dos serviços comunitários oferecidos pela Faculdade. “Na extensão queremos focar mais os serviços comunitários, que tem muita relação com a área de engenharia civil, arquitetura e urbanismo. Evidente que tudo isso só acontece com infraestrutura adequada. As melhorias em infraestrutura serão constantes, de modo a garantir acessibilidade e um ambiente de trabalho agradável para todos. Não podemos deixar de lado a questão do uso racional de insumos e a gestão de resíduos”, complementou. 

O professor Paulo Sergio Franco Barbosa agradeceu o apoio da família, funcionários e colegas docentes, destacando as conquistas do trabalho coletivo “da competente comunidade FEC” durante o período de 2010 a 2014. Ele afirmou que a Faculdade alcançou marcas notáveis, como a avaliação cinco estrelas na graduação dada pelo guia estudante da editora Abril; a liderança entre os cursos de graduação mais procurados do país; os conceitos positivos na pós-graduação e a defesa da milésima tese de doutorado.

“Do ponto de vista pessoal tenho um misto de sentimentos. E obviamente eu começo citando a alegria da conclusão das realizações, certamente relevantes para a FEC. O segundo sentimento é a convicção de que este trabalho só pode ser feito por uma ação coletiva de muitas pessoas compromissadas com a busca de melhorias. E por último, eu estive nas últimas semanas com um misto de sentimento de saudades antecipadas desse momento tão intenso, envolvente e rico de relações humanas que foi o trabalho na direção da nossa tão querida FEC”, reconheceu. 

O coordenador-Geral Alvaro Penteado Crósta disse que a posse de Marina Ilha acontece num momento importante para a FEC, que celebra este ano os seus 45 anos de existência. “Esta cerimônia acontece um momento importante para Faculdade, que é só um pouco mais nova que a própria Unicamp. A FEC é parte da história da Universidade e tem uma contribuição relevante sobre tudo que a Unicamp conquistou no cenário nacional e internacional. Gostaria de saudar a nova diretora, Marina Ilha; e cumprimentar aquele que deixa o cargo, o professor Paulo Barbosa pelo excelente trabalho realizado nos últimos quatro anos”, saudou. O evento de posse contou com uma apresentação do quarteto darcos. 


Notícia extraída de:


http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2014/11/03/marina-ilha-e-primeira-mulher-assumir-diretoria-fec


Texto: Silvio Anunciação


Imagens: Antonio Perri


Edição de imagens: Diana Melo