•      Home
  • Destaques

Alunos da Arquitetura e Urbanismo são laureados com o prêmio de primeira menção honrosa do concurso de arquitetura Polisocial Award 2015


  • 16/07/2015, 08:52
  • Coordenadoria de Graduação em Arquitetura e Urbanismo
O Polisocial é um programa de responsabilidade social criado pelo Politecnico de Milão com o intuito de colocar o meio acadêmico em estreito contato com a dinâmica da sociedade. O CampUS é um projeto do Politécnico de Milão premiado pelo Polisocial Award de 2014 e que tem como objetivo desenvolver a extensão entre a universidade e a Zona 9 de Milão.
Como parte do projeto CampUS, foi criado um concurso para um PAAI - Pavilhão Adaptavél, Autogestivo e Itinerante para a Zona 9. O concurso foi desenvolvido dentro da disciplina de "Cenografia e Espaços da Representação" do Prof. Pierluigi Salvadeo, onde 23 grupos concorriam ao prêmio que prevê que o projeto do primeiro colocado do concurso seja construído.
Os alunos Fernando Abdo Contarim, Luana Espig Regiani, ambos alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unicamp e Isabel Samaia de Vivo (aluna de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP) desenvolveram um projeto que respondesse a um orçamento muito restrito, que fosse de fácil montagem pelos moradores e que permitisse uma flexibilidade de usos e programas.
Com este projeto, eles foram laureados com o prêmio de Primeira Menção Honrosa do concurso e ressaltamos que os três alunos são brasileiros e estão em intercâmbio de estudos no Politécnico de Milão através do Ciência Sem Fronteiras, além disso, é o único grupo formado inteiramente por estrangeiros que recebeu uma premiação nesse concurso.


Sobre o projeto: Com referência à "cabana primitiva", descrita por Vitruvius e a arquitetura vernacular dos índios brasileiros, o projeto chamado Manacá Padiglione reforça a importância do saber popular como construção de uma identidade e do senso de comunidade único dentro do contexto heterogêneo da cidade. Construído basicamente em madeira e tecido, sob uma planta hexagonal e uma volumetria cônica que remete às ocas indígenas, o pavilhão permite grandes
aberturas móveis que ampliam o espaço interior para fora de acordo com as necessidades. Essa relação intrínseca entre interior e exterior é também evidenciada pelo jogo cênico entre a luz (natural e artificial) e os materiais.


Para ver os outros projetos, inclusive os demais vencedores, segue o link da pagina do CampUS no Facebook: http://www.facebook.com/campUS.polimi?fref=ts