•      Home
  • Destaques

Alunos do PIBIC - Ensino Médio realizaram visita técnica em cooperativas de catadores de materiais recicláveis e aterro sanitário


  • 28/06/2016, 15:38
  • Coordenadoria de Extensão e Eventos


O Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – FEC recebe estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da UNICAMP nos laboratórios LABPRO, Laboratório de Protótipos de Tratamento de Águas e Efluentes e no FLUXUS, Laboratório de ensinagem em redes técnicas e sustentabilidade socioambiental.




Nos dias 17 e 19 de maio, foram realizadas visitas técnicas as cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis — Cooperativas Tatuapé, Antônio da Costa Santos, Nossa Senhora Aparecida, Bom Sucesso — e ao Aterro Sanitário Delta A, em Campinas. Participaram da visita 10 alunos, acompanhados pelos monitores: Antônio Hélio Rodrigues Souza, Tainá Bimbati, Francisco Madrid, Ariane Corrêa Barbosa, Murilo Malek-Zadeh e pelo biólogo Daniel Bosso.




Ao longo do ano os estudantes discutiram e participaram de atividades acadêmicas relacionadas a saneamento e, mais especificamente, ao tema dos resíduos sólidos em suas diversas facetas como a reciclagem. Este trabalho de campo permitiu que vivenciassem a prática do trabalho dos catadores no âmbito das instalações de suas cooperativas onde o material coletado é triado, prensado e armazenado para comercialização.




Para o estudante Christopher Dal Col Alves da E. E. Doutor Telêmaco Paioli Melges, pesquisador júnior do LABPRO, “a visita foi uma ótima oportunidade de entender o processo de separação de resíduos, desde a chegada até o processo de prensagem, além de conhecer as condições de trabalho de cada cooperativa e no aterro sanitário”.




A estudante Mikaelle Stefany Silva Aguiar da E. E. Prof. Antônio Vilela Junior, pesquisadora júnior do FLUXUS, conta que “a visita despertou a atenção pela maneira diferente com que cada cooperativa se organiza e trabalha. Em alguns pontos é tudo bem organizado, com definições de carga horária e salários para cada cooperado mensalmente. Por outro lado, as situações são precárias e de grande risco para os cooperados, que não trabalham todos os dias por falta de material e se sustentam com o pouco que ganham, além da exposição a contaminação ou acidente”.


Já os estudantes e pesquisadores juniores Ferdinando Lopes de Sousa, Bianca Maria Gomes da Silva, Paulo Eduardo Saroa e Maria Júlia dos Santos Peinado destacaram que a participação no PIBIC-EM despertou-lhes o interesse em continuar os estudos na área ambiental.“A participação no PIBIC-EM e a possibilidade de vivenciar como a pesquisa é realizada na prática está sendo uma experiência muito significativa e que servirá tanto para a escolha como para o nosso crescimento profissional no futuro” ressalta Bianca Maria Gomes da Silva, estudante da E. E. Patriarca da Independência e pesquisadora júnior do LABPRO.


Esta foi a segunda visita técnica organizada em parceria pelos laboratórios LABPRO e FLUXUS dentro do programa PIBIC-EM. A primeira foi realizada em novembro de 2015 na Estação de Tratamento de Água Capivari da SANASA.


Este grupo de estudantes PIBIC-EM iniciou sua experiência como pesquisadores juniores em agosto de 2015, com término previsto para julho de 2016. No LABPRO trataram dos conteúdos: Transformação do esgoto em água de reúso, adubo e energia, sob a orientação do Prof. Adriano Luiz Tonetti; Gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos urbanos, sob a orientação da Profa. Ana Paula Bortoleto e Importância da conservação dos solos para o meio ambiente, sob a orientação da Profa. Jerusa Schneider. No FLUXUS, sob a orientação da Profa Emília Wanda Rutkowski discutem os processos de gestão em saneamento.