•      Home
  • Destaques

Equipe do Laboratório de Hidráulica Computacional (DRH) é quarta colocada na competição “The BATtle of the Attack Detection ALgorithms”


  • 01/06/2017, 11:13
  • Depto. Recursos Hídricos
A equipe do LHC-DRH-FEC-Unicamp em conjunto com Fluing-UPV-Espanha, Eden-Barth-Inglaterra e Ingeniousware-Kahlsruhe-Alemanha foi a quarta colocada em competição internacional em Sacramento, California, sobre modelos para detecção de ataques cibernéticos em sistemas de abastecimento de água.


A competição denominada BATADAL “The BATtle of the Attack Detection ALgorithms”, ocorreu durante o WORLD ENVIRONMENTAL & WATER RESOURCES CONGRESS, promovido pela ASCE, entre 21 e 25 de maio de 2017, envolvendo diversos centros de pesquisa ao redor do mundo.


Motivação do tema da competição:


Os modernos sistemas de distribuição de água dispõe na atualidade de sensores e atuadores  interligados a redes de computadores para fins de monitoramento e operação. Essa combinação de processos físicos e sistemas embarcados (sistemas ciber-físicos, em suma) melhora o nível de serviço das redes de distribuição de água, mas as expõe às ameaças potenciais de ataques cibernéticos. Durante a última década, vários sistemas de abastecimento e distribuição de água foram atacados, com a consequente criação de agências de segurança cibernética e parcerias internacionais para defender as redes de água. No entanto, pouco se sabe sobre o potencial efeito desses ataques, bem como, o projeto e a implementação de algoritmos de detecção de ataques que identificam comportamentos anômalos de sensores, bombas e outros componentes das redes de distribuição de água.


A classificação dos sete competidores considerados aptos para participar do certame, está apresentada no gráfico.


Participantes e Classificação


Sendo a primeira vez que o LHC participa deste tipo de competição e estando a pesquisa sobre o tema em fase inicial no laboratório, o resultado é bastante alentador, A equipe do LHC e parceiros conseguiu identificar corretamente 96% dos ataques, com resultados bastante próximos aos primeiros colocados.


O professor Dr. Edevar Luvizotto Jr., parabeniza a equipe do LHC, na figura dos doutorandos Bruno Melo Brentan, Gustavo Lima Meireles e Daniel Manzi, pelo feito de destaque.