•      Home
  • Destaques

Palestra: Mudanças na intensidade dos ventos e suas consequências no dimensionamento de estruturas civis


A convite do Prof. Luiz Vieira (DES/FEC), o Prof. Acir Mércio Loredo-Souza (UFGRS), coordenador do grupo responsável pela atualização da norma de ventos, ministrará a palestra "Mudanças na intensidade dos ventos e suas consequências no dimensionamento de estruturas civis" no dia 22/06/2017, às 14h, no Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP, fazendo parte do Fórum "Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Eventos Meteorológicos Extremos".



Para maiores informações e/ou inscrições, clique aqui.



 



Informações Gerais:

Data: 22 de junho de 2017
Horário: 9h às 17h 
Local: Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP

Organização:

Ana Maria H. de Ávila (CEPAGRI)
Claudia C. Pfeiffer (LABEURB/NUDECRI)
José Teixeira (FEAGRI)
Luiz Vieira (FEC)
Marta Azevedo (NEPO)

Resumo:

 O Brasil é um país em que raramente ocorrem desastres naturais de grande amplitude relacionados à atmosfera como furacões e tornados de grande intensidade, contudo, é um país com um grande número de eventos intensos e extremos que impactam fortemente a sociedade e a economia. Esses eventos são ainda mais amplificados pela grande vulnerabilidade dos centros urbanos e pela falta de instrumentos de monitoramento e previsão imediata dos eventos severos. Campinas foi surpreendida por um evento meteorológico extremo no dia 05 de junho de 2016. Com este fórum, propomo-nos aprofundar a discussão sobre eventos meteorológicos extremos no contexto da previsão exigida e pelo impacto causado por eventos dessa natureza. A vulnerabilidade atual é sem precedentes, com uma população crescente e uma urbanização cada vez mais acentuada produzindo zonas de risco. Os eventos extremos provocam impactos nunca antes observados, trazendo à ciência um grande desafio que só pode ser ultrapassado por articulações multi e interdisciplinares que aliem diferentes instituições e níveis de gestão.


Programação:

 Manhã

9 h – Abertura 

9h30 – Estado da arte da previsão em curto prazo – Luiz Augusto Machado (CPTEC/INPE) – Debatedora: Ana de Ávila (CEPAGRI/UNICAMP)

10h00 – Cidades Resilientes - Sidnei Furtado Fernandes (Diretor da Defesa Civil de Campinas e Coordenador Regional) – Debatedora: Andréa Koga (pesquisadora colaboradora do CEPAGRI e pesquisadora colaboradora da Plataforma ABC)

10h30 – Coffe Break

10h45 – Eventos extremos no ambiente hidrológico urbano de Campinas – desafios e soluções – Antonio Carlos Zuffo (FEC/UNICAMP) – Debatedor: José Teixeira Filho (FEAGRI/UNICAMP)

11h15 – Debate

12h30 – Almoço


 Tarde

14h00 – Mudanças na intensidade dos ventos e suas consequências no dimensionamento de estruturas civis – Acir Mércio Loredo-Souza (UFGRS) – Debatedor: Luiz Vieira (FEC/UNICAMP)

14h30 – Segurança Humana no contexto dos desastres – Norma Valêncio (UFSCar) – Debatedora: Marta Azevedo (NEPO/UNICAMP)

15h00 – Coffe Break

15h15 – A questão da linguagem nas relações entre as diferentes instituições e a sociedade – Solange Leda Gallo (UNISUL) – Debatedora: Claudia Pfeiffer (LABEURB/UNICAMP)

15h45 - Debate

17h00 - Encerramento