O Grupo atua em pesquisas envolvendo arquitetura, projeto, teoria, representação e análise. Um dos objetivos é investigar a relação entre teoria e projeto,... [+] informações
O Grupo atua em pesquisas envolvendo arquitetura, projeto, teoria, representação e análise. Um dos objetivos é investigar a relação entre teoria e projeto, envolvendo estudos de caso, identificação de estratégias projetuais e soluções, a prática do ateliê nas aulas da graduação. Para tanto utilizamos como metodologia a análise de projetos por meio de leituras, desenhos, maquetes e visitas. Exercícios de projeto envolvendo teoria e prática também fazem parte da metodologia de pesquisa do grupo.
A bibliografia fundamental envolve títulos sobre teoria da arquitetura, projeto, desenho, análise e representação.
Coordenadora: Profª Dr. ª Ana Tagliari Ver página do laboratório
LOTE é Grupo de Pesquisas em Estudos de Urbanização e Regulação Urbana,,> certificado pelo CNPq e vinculado ao LABINUR. Tem como foco investi... [+] informações
LOTE é Grupo de Pesquisas em Estudos de Urbanização e Regulação Urbana,,> certificado pelo CNPq e vinculado ao LABINUR. Tem como foco investigar os, processos de urbanização com ênfase na regulação urbana nos seus aspectos de controle, indução, permissividade e contradição e seus impactos na produção do espaço urbano. Maiores informações: https://grupolote.wixsite.com/lote Ver página do laboratório
O LAPAC tem como objetivo estudar e desenvolver teorias e tecnologias para a geração de formas, produção de modelos e protótipos, e fabricação digit... [+] informações
O LAPAC tem como objetivo estudar e desenvolver teorias e tecnologias para a geração de formas, produção de modelos e protótipos, e fabricação digital, inseridas no processo de projeto e produção da arquitetura contemporânea. Trata-se de um ambiente propício à experimentação computacional e física, que disponibiliza a seus pesquisadores equipamentos de prototipagem por controle numérico aditiva e subtrativa, além de sistemas de digitalização 3D e software de geração de formas, fabricação e simulação de desempenho.Ver página do laboratório
Coordenador:Ana Lúcia Nogueira de Camargo HarrisVer página do laboratório
O objetivo do laboratório é desenvolver pesquisas relacionadas à cidade contemporânea nos campos da teoria, crítica e processo de projeto.Áreas ... [+] informações
O objetivo do laboratório é desenvolver pesquisas relacionadas à cidade contemporânea nos campos da teoria, crítica e processo de projeto.Áreas de atuação:
O LAPS tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e atividades de extensão, na forma do desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados ao processo de projeto e a... [+] informações
O LAPS tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e atividades de extensão, na forma do desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados ao processo de projeto e a simulação computacional visando a obtenção do auxílio de agências de fomento e a publicação de seus resultados em periódicos acadêmicos indexados. Seu espaço é destinado à orientação de alunos envolvidos na pesquisa, reunião com discentes e docentes, modelagem e simulação computacional, e compatibilização de ferramentas digitais e analógicas de concepção arquitetônica. Coordenador:Felipe Corres MelachosVer página do laboratório
O Lagercon (Laboratório de Gerenciamento e Tecnologia na Construção
Civil) desenvolve pesquisas que enfatizam o estudo e desenvolvimento de
no... [+] informações
novos processos e de métodos inovadores em gerenciamento e a avaliação
de tecnologias e sistemas construtivos na construção civil. O grupo tem
como objetivo desenvolver e transferir conhecimentos relacionados a
tecnologias e processos de gerenciamento para a construção civil,
subsetor edificações. Os temas de investigação abrangem planejamento e
controle operacional de empreendimentos, sistemas de gestão integrada:
qualidade, segurança e meio ambiente, planejamento econômico e
financeiro de empreendimentos, construção enxuta, racionalização de
técnicas e processos em edificações, tecnologia da informação no
gerenciamento de projeto e construção e avaliação de tecnologias e
processos construtivos.
Prof. Associado Ariovaldo Denis Granja Laboratório de Gerenciamento na Construção (LAGERCON) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) www.fec.unicamp.br/lagercon Associate Prof. Ariovaldo Denis Granja Construction Management Research Laboratory (LAGERCON) University of Campinas, Brazil (UNICAMP)
http://www.researcherid.com/rid/D-5953-2011
O Laboratório de Concreto dá suporte às atividades de ensino e pesquisa em graduação e pós-graduação e prestação de servi&ccedi... [+] informações
O Laboratório de Concreto dá suporte às atividades de ensino e pesquisa em graduação e pós-graduação e prestação de serviços à sociedade. Nesse ambiente, interagem alunos de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos de apoio às atividades de pesquisa.
As atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Concreto são voltadas para o estudo e pesquisa fundamentais e aplicados do comportamento das estruturas de concretos leves, de alta e ultra resistência à compressão e das propriedades mecânicas deste material de construção para funções estruturais.
As atividades de pesquisa em estruturas de concreto no LABCON são voltadas à solução de problemas especiais encontrados na prática da engenharia estrutural. Como exemplos podem-se citar as pesquisas voltadas para a análise do comportamento de estruturas de concreto de alta e ultra resistência à compressão, análise de estruturas de concreto em situação de incêndio, pesquisas voltadas a técnicas de reparo, reforço e reabilitação de estruturas em concreto, dentre outras.
Equipe
Prof. Dr. Leandro Mouta Trautwein Telefone: 19 3521.2324 Email: leandromt@fec.unicamp.br
Prof. Dr. Luiz Carlos de Almeida Telefone: 19 3521.2316 Email: lca1955@fec.unicamp.br
Prof. Dr. Armando Lopes Moreno Jr. Telefone: 19 3521.2363 Email: almoreno@fec.unicamp.br
Promover atividades de ensino e pesquisa para alunos de graduação e pós-graduação e, também atividades de extensão. Desenvolvimento de anális... [+] informações
Promover atividades de ensino e pesquisa para alunos de graduação e pós-graduação e, também atividades de extensão. Desenvolvimento de análises numéricas computacionais de estruturas metálicas em perfis laminados, soldados e formados a frio. Desenvolvimento de softwares com base em elementos finitos e elementos de contorno para aplicações em engenharia de estruturas.
As principais pesquisas são referentes aos temas de desenvolvimento de programas de computador para automação de projetos: de terças para aplicação em estruturas tubulares de aço, de dimensionamento de ligações tridimensionais de estruturas tubulares de aço, de projetos de estruturas tridimensionais tubulares de aço, de coberturas de grandes vãos em estruturas tubulares de aço – “roof system”, de estruturas tubulares de aço visando o estudo dos aspectos arquitetônicos das estruturas de aço tubulares.Também são desenvolvidos estudos teórico-experimentais de ligações de estruturas tubulares de aço de placas de base e flanges submetidas a momento, de estruturas tubulares de aço, de ligações tipo k (plano e tridimensional), de estruturas tubulares de aço de seções circulares. E desenvolvimento de projetos padrões e estudos de novos arranjos para estruturas tubulares de aço, de estruturas tubulares mistas de aço e concreto, de colunas mistas em temperatura ambiente e em situação de incêndio, etc.
EquipeProf. Dr. João Alberto Venegas RequenaTelefone: 19 3521.2315Email: requena@fec.unicamp.brProf. Dr. Leandro Palermo Jr.Telefone: 19 3521.2322 Email: leandro@fec.unicamp.br
Atender ao ensino de graduação, de pós-graduação, às pesquisas que envolvem trabalhos de Iniciação Científica, Mestrados e Doutorados,... [+] informações
Atender ao ensino de graduação, de pós-graduação, às pesquisas que envolvem trabalhos de Iniciação Científica, Mestrados e Doutorados, bem como prestar serviços à sociedade.
As principais pesquisas em desenvolvimento neste laboratório se referem à caracterização das propriedades físicas e mecânicas da madeira e desempenho das estruturas executadas com esse material.Para execução dos ensaios, o laboratório dispõe de laje de reação, máquinas universais de ensaio (tração, compressão, flexão, cisalhamento), anéis dinamométricos, células de carga, aquisitor digital de dados, etc.
Dar suporte às atividades de pesquisa com base em recursos computacionais, sob responsabilidade de docentes do Departamento de Estruturas (DES). Estimular o trabalho cooperativo entre membro... [+] informações
Dar suporte às atividades de pesquisa com base em recursos computacionais, sob responsabilidade de docentes do Departamento de Estruturas (DES). Estimular o trabalho cooperativo entre membros do Departamento de Estruturas (DES) que desenvolvam trabalhos de pesquisa com base em recursos computacionais.
As principais pesquisas em desenvolvimento são referentes à simulação bidimensional de processos de mecânica de fraturamento do contínuo; análise de fraturamento em estruturas de concreto utilizando programas de análise estrutural; implementação paralela do solver frontal; estudo da influência da deformabilidade das ligações em estruturas mistas concreto-madeira; desenvolvimento de uma interface gráfica para o ambiente PZ, utilizando QT; simulação tridimensional de propagação e fechamento de fraturas hidráulicas em rochas de reservatórios petrolíferos; implementação de algoritmos bi e tridimensionais h-p adaptativos em paralelo, usando técnicas wavelet para controlar algoritmos h-p adaptativos em elementos finitos; desenvolvimento de algoritmos adaptativos para fluxos multifásicos imiscíveis em meios porosos; análise estrutural dentro do Autocad; estudo de formulação para placas e cascas laminadas; estudo de placas laminadas apoiadas sobre base elástica; análise não-linear de pórticos planos.
EquipeProf. Dr. Philippe Remy Bernard DevlooTelefone: 19 3521.2396Email: phil@fec.unicamp.br
Prof. Dr. Luiz Carlos Marcos Vieira JuniorTelefone: 19 3521.2396Email: vieira@fec.unicamp.br
Prof. Dr. Gustavo Henrique SiqueiraTelefone: 19 3521.2396Email: siqueira@fec.unicamp.br
Desenvolvimento de ensaios físicos em modelos reduzidos de estruturas e simulação numérica, voltado a estruturas de concreto, porém com potencial para uso em outr... [+] informações
Desenvolvimento de ensaios físicos em modelos reduzidos de estruturas e simulação numérica, voltado a estruturas de concreto, porém com potencial para uso em outros tipos de materiais e estruturas, por meio de simulação numérica e modelos experimentais para comprovação de resultados. monitoração de estruturas de concreto; desenvolvimento e aplicação de técnicas de análise inversa para a identificação de parâmetros para modelagem de retração e fluência do concreto, com apoio de modelagem computacional em programas comerciais ou acadêmicos, alguns dos quais desenvolvidos para essa finalidade específica;
As principais pesquisas em desenvolvimento envolvem aspectos críticos da infraestrutura ferroviária: modelagem e monitoração de sistemas trem-via-estrutura (Pró-equipamentos CAPES 2010); modelos físicos de estruturas em escala reduzida com suporte de análise numérica; análise de deformações utilizando a técnica de correlação de imagens digitais.
Prof. Dr. Leandro Mouta Trautwein Telefone: 19 3521.2324 Email: leandromt@fec.unicamp.br Prof. Dr. Luiz Carlos de Almeida Telefone: 19 3521.2316 Email: almeida@fec.unicamp.br Infra-estrutura:
Dentre os principais equipamentos estão o sistema flexível de ensaios (conjunto atuador hidráulico servo-controlado para 100 kN) (FAPESP); máquina universal de ensaios mecânicos para 100 kN, com capacidade para ensaios controlados pela velocidade do atuador (FINEP/ProInfra); câmera digital Megaplus II (CCD – 4 Megapixel, 12 bits, com controladora), lentes e adaptadores, placa para conexão entre câmera e computador e iluminadores (FAPESP); aparelhos de aquisição automática de dados Datataker (2 modelo DT800 e 1 DT80) (FAPESP); sistema modular de aquisição de dados da National Instruments (CNPq/Universal); 3 computadores portáteis (FAPESP, CNPq/Universal); 4 computadores de mesa (FAPESP, CNPq/Universal); software LabVIEW, para aquisição e manipulação de dados de monitoração, e ATENA 3D e DIANA, para simulação tridimensional de processos de fraturamento em estruturas de concreto e outras; 2 pórticos de reação (100 kN) (FAPESP); sensores elétricos de temperatura e de deformação (FAPESP); sensores de deslocamentos (LVDT’s) (FAPESP); sensores ópticos de deformações, deslocamentos e temperatura (FAPESP); atuador hidráulico manual (20 kN) (cilindro hidráulico e acionador manual); gerador de energia elétrica para trabalhos de campo; diversos equipamentos e ferramentas menores, necessários para o desenvolvimentos das atividades de monitoração.
Desenvolver atividades de ensino e pesquisa para alunos de graduação e pós-graduação e, também, atividades de extensão. Tem funcionado especif... [+] informações
Desenvolver atividades de ensino e pesquisa para alunos de graduação e pós-graduação e, também, atividades de extensão. Tem funcionado especificamente em análises experimentais com ligações metálicas de perfis tubulares e análises experimentais de perfis formados a frio. Presta também consultorias em estruturas de aço.EquipeProf. Dr. João Alberto Venegas RequenaTelefone: 19 3521.2315Email: requena@fec.unicamp.brProf. Dr. Leandro Palermo Jr.Telefone: 19 3521.2322 Email: leandro@fec.unicamp.br
Atender às atividades de ensino e pesquisa em graduação e pós-graduação, nas áreas de concentração em Estruturas, com prestaç&a... [+] informações
Atender às atividades de ensino e pesquisa em graduação e pós-graduação, nas áreas de concentração em Estruturas, com prestação de serviços à sociedade, por meio da realização de ensaios tecnológicos de estruturas e componentes estruturais, provas de carga, e assessoria técnica.
As principais pesquisas em desenvolvimento são referentes aos temas de flexão composta em aduelas de concreto com fibras de aço; reforço com fibras de carbono em pilares submetidos à compressão centrada; flexão em vigas de concreto com fibras metálicas mais armadura convencional; estudo do efeito do fogo em estruturas mistas aço-concreto; cisalhamento em vigas de concreto de alta resistência submetidas a carregamento reverso; comportamento à flexão e ao esforço cortante de vigas em alvenaria estrutural de blocos de concreto; reforço à flexão de vigas em concreto de alta resistência utilizando-se fibras de carbono - PRFC; blocos de ancoragem - metodologia de dimensionamento; nós pórticos de concreto de alta resistência; consolos curtos de concreto de alta resistência sob cargas concentradas a diferentes distâncias do pilar; apoio e carregamentos indiretos em vigas de concreto de alta resistência; vigas de concreto sob cargas concentradas próximas aos apoios; pilares mistos com tubos de aço de seção quadrada e retangular e núcleo de concreto de alta resistência; contribuição ao estudo de lajes pré-fabricadas com vigas treliçadas; vigas de concreto armado com variação de altura no tramo; estruturas mistas concreto-madeira; etc.
Prof. Dr. Nilson Tadeu Mascia Telefone: 19 3521.2318 Email: nilson@fec.unicamp.br
Prof. Dr. Saulo Josué Castro de Almeida Telefone: 19 3521.2329 Email: saulojca@fec.unicamp.br
Prof. Dr. Thomaz Eduardo Teixeira Buttignol Telefone: 19 3521.2302 Email: thomazb@fec.unicamp.br
Desenvolver pesquisas com técnicas de estimulação para rochas carbonáticas portadoras de petróleo com ênfase no pré-sal. O laboratório est&aac... [+] informações
Desenvolver pesquisas com técnicas de estimulação para rochas carbonáticas portadoras de petróleo com ênfase no pré-sal. O laboratório está equipado com um simulador físico de fraturamento ácido, um simulador físico de condutividade hidráulica, um Scanner 3D, uma bomba para fluxo ácido e uma capela.
EquipeProf. Dr. Newton de Oliveira Jr.Telefone: 19 3521.2364Email: pintojr@fec.unicamp.br
O Laboratório de Hidráulica Computacional foi criado para atender às necessidades educacionais, científicas e de prestação de serviços que empreguem... [+] informações
O Laboratório de Hidráulica Computacional foi criado para atender às necessidades educacionais, científicas e de prestação de serviços que empreguem modelos de simulação computacional em hidráulica de condutos livres e forçados em condições de regime permanente e não permanente. Destacam-se as pesquisas desenvolvidas com simulação em período extensivo de redes de abastecimento de água, visando um controle operacional otimizado, e de qualidade de água em redes de abastecimento, assim como a calibração, detecção de fugas e anomalias nestes sistemas. Desenvolve modelos e pesquisas relativas a escoamentos transitórios em condutos livres e forçados. Emprega além da modelagem hidraulica, técnicas de otimização metaheurísitcas, aprendizado de máquina e inteligência artificial. Infra-estrutura:
Como o laboratório de Hidráulica Computacional necessita de recursos de informática que devem ser sempre atualizados ele conta com uma infraestutura mínima na área física da sala do professor responsável pelo laboratório (área de 15 m2). e se utiliza dos recursos de informática disponíveis nas salas de informática da FECFAU (hardware e software), evitando dessa forma a duplicação de recursos e o sucateamento de equipamentos. Embora o laboratório seja vocacionado ao uso de software livre de onde se destacam com mais empregadas; Freemat, Octave, Scilab, Maxima, Euler, Lazaros, Dev-cpp, Java, destaca-se o convênio firmado com a Bentley dona dos direitos de softwares comercias tais como o Microstation, WaterCad, Hammer em um total de 50 aplicativos que foram destinados à FECFAU, cuja intermediação foi feita através do laboratório de hidráulica computacional. PESSOAL Não se dispõe de nenhum funcionário para o laboratório. O recurso humano disponível são alunos de graduação e de pós-graduação, contando com o apoio dos profissionais da seção de informática da FECFAU.
Modelagem de obras fluviais e costeiras
Modelagem de obras fluviais e costeiras Coordenador:Tiago Zenker Gireli
O LPESE desenvolve pesquisas de planejamento energético em sistemas de geração de energia elétrica, eficiência energética e fontes alternativas de obten&cce... [+] informações
O LPESE desenvolve pesquisas de planejamento energético em sistemas de geração de energia elétrica, eficiência energética e fontes alternativas de obtenção de energia. As pesquisas desenvolvidas são realizadas em ambiente de microinformática com suporte de softwares específicos de planejamento, como: HIDROTERM, SOLVGRSIN, SISPREV, etc. O LENER tem capacidade para 04 pesquisadores em uso simultâneo. Tem sediado pesquisas de P&D do setor elétrico Brasileiro, desenvolvidos pelos professores e alunos do Departamento de Recursos Hídricos. O LPESE desenvolve pesquisas sobre planejamento de sistemas de geração de energia elétrica. Infra-estrutura:
Quanto à infra-estrutura conta com bancadas, armários, microcomputadores e softwares num espaço de 10mt². Recentemente adquiriu um computador com grade poder de processamento. O Laboratório não possui funcionários, contando com o suporte operacional das secretárias do departamento e de P&D.
O LADSEA tem como objetivos: Apoiar as Empresas, órgãos públicos e privados, e demais segmentos organizados da sociedade, no processo de Decisão visando conciliar seus d... [+] informações
O LADSEA tem como objetivos: Apoiar as Empresas, órgãos públicos e privados, e demais segmentos organizados da sociedade, no processo de Decisão visando conciliar seus diversos objetivos de natureza social, técnica e econômica, com a conservação dos recursos hídricos e ambientais; Auxiliar tais agentes de decisão a desenvolver conhecimentos e estratégias para sua Adaptação aos efeitos adversos do clima. O LADSEA entende que tais objetivos podem ser alcançados por meio de Pesquisa-Ação em conjunto com os decisores. Essas ferramentas são aplicadas a quaisquer tipos de problemas que envolvam múltiplos critérios e múltiplos decisores (conferência de decisão). O LADSEA conta com pesquisadores e profissionais das mais diferentes áreas de formação e atuação, visando o gerenciamento do conhecimento e desenvolvimento de capital intelectual, permitindo a atuação em diferentes problemáticas relacionadas aos recursos naturais propiciando soluções e adaptações visando a sustentabilidade econômica e ambiental. Infra-estrutura:
Atualmente o LADSEA está integrado ao gabinete do Prof. Dr. Antonio Carlos Zuffo, numa área de 15m², contando com computador, materiais de consumo de laboratório e manuais de equipamentos.
Livros lançados:
- Indicadores de Sustentabilidade em Engenharia: Como Desenvolver. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, 2015. Autores: Fantinatti, PAP, Zuffo, AC e Argollo, AMA;
- Gerenciamento de Recursos Hídricos: Conceituação e Contextualização. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, 2016, 480p. Autores: Zuffo, AC e Zuffo, MSR.
Do mesmo modo que as cidades possuem um papel importante na era da informação, o espaço rural vem adquirindo um papel cada vez mais relevante no contexto dos estudos sobre pais... [+] informações
Do mesmo modo que as cidades possuem um papel importante na era da informação, o espaço rural vem adquirindo um papel cada vez mais relevante no contexto dos estudos sobre paisagens culturais. Assim, cidade e campo vistos como locais comunicativos de processos culturais constituem o universo de abrangência da pesquisa realizada no Labore, cuja linha em “planejamento regional, patrimônio e paisagem” no âmbito do “Planejamento de Bacias Hidrográficas” inclui temas como: engenharia de empreendimentos, arquitetura rural, patrimônio industrial e memória da engenharia, empreendimentos e processos produtivos vinculados à cultura local, planos de ordenação territorial baseados na valorização do patrimônio e da paisagem cultural, tecnologia apropriada a empreendimentos civis da área de recursos hídricos, energéticos e ambientais. A gestão inteligente dos recursos patrimoniais de uma determinada região tem sido para muitos territórios o fator chave para o desenvolvimento a partir de empreendimentos civis sustentáveis, criando muitos postos de trabalho, dinamizando a economia e elevando a auto-estima da população local. A formação de redes complexas de cooperação e desenvolvimento é essencial para a gestão inteligente de empreendimentos e processos no contexto de complexidade que os territórios possuem. O “Método de Pesquisa Orientada a Processos” mostra-se apropriado às pesquisas sob tal enfoque, e é também aplicado em pesquisas que enfocam a concepção e a realização de empreendimentos civis sustentáveis de diversa índole. Portanto, aspectos sócio-econômicos e culturais de empreendimentos visando a sustentabilidade de uma determinada região ou comunidade em rede compõem o universo de estudos do Labore. Infra-estrutura:
O Labore possui 4 Microcomputadores, 1 Impressora, 1 Data show, 1 Wireless, além de Mobiliário adequado ao abrigo de livros e material didático (armários e estantes), e ao trabalho simultâneo de 6 pesquisadores (mesas e cadeiras). Além disso, o Labore conta com toda a infra-estrutura de Informática oferecida pela UNICAMP (softwares, apoio técnico do Setor de Informática da FECFAU, e da própria UNICAMP se necessário), e também com a infra-estrutura física do campus da “Cidade Universitária Zeferino Vaz”, onde o laboratório se situa (bibliotecas, salas de aula, salas de reunião, etc.). Área: A área específica do Labore, dentro da FECFAU-UNICAMP, é 12m². Equipe: A Equipe do Labore em 2011 é composta por 1 Professor-coordenador (Professor Livre Docente), 1 professor visitante (Professor Doutor), 6 pesquisadores (sendo 3 alunos de Mestrado e 3 alunos de Doutorado). O Labore receberá 1 estagiário (aluno de graduação) com Bolsa-Trabalho do SAE-Unicamp, e pleiteia 1 funcionário.
Rede Conpadre: http://conpadre.org/home/
Atender ao ensino e pesquisa de graduação, de pós-graduação e, ademais, prestar serviços à comunidade. Para a pós-graduação, a ... [+] informações
Atender ao ensino e pesquisa de graduação, de pós-graduação e, ademais, prestar serviços à comunidade. Para a pós-graduação, a partir dos equipamentos e instrumentações existentes, constroem-se plantas-piloto e bancos de ensaio especiais para alcançar os objetivos de cada proposta de pesquisa. Também, com os equipamentos e instrumentações disponíveis, obtêm-se dados em campo necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Staff: Marcelo Balbino da Silva,, André Gomes Crysostomo e Carlos Alberto Alcaide. Exemplos de pesquisas desenvolvidas: Controle operacional on-line de sistemas de abastecimento, identificação de rotações ótimas para bombas de rotação variável em período extensivo, calibração e detecção de fugas em sistemas de abastecimento, determinação do fator de atrito variável em regime transitório. O estudo do comportamento estático e dinâmico de diferentes válvulas operando em redes de abastecimento de água (os ensaios utilizam válvulas de controle, válvula de ar e válvula de alívio e outros tipos). Caracterização e manutenção preventiva de bombas centrífugas atuando em condição moderada de cavitação. A manutenção preditiva de redes de abastecimento. A avaliação do efeito das singularidades na medição de vazão em tubulações. Estudo de vertedor tipo tulipa e tomadas de água, avaliação da vazão de ar arrastada, variação da geometria de ligação poço-túnel. Estudo utilizando comportas tipo anel em bancada dedicada. Estabelecimento, através de modelo físico, do comportamento hidráulico de determinados tipos de bocas de lobo e outras estruturas de drenagem. Pesquisas sobre o transporte de sedimentos em cursos d’água, com campanhas de medição em campo e análises laboratóriais. Aplicações não convencionais de jatos rápidos e jatos cavitantes, como a determinação do comportamento de concretos frente a esta ação, e a desinfecção e decomposição de compostos persistentes que podem estar presentes na água. Avaliação da erosão de mistura água-sólido em superfícies hidráulicas, entre outras. Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no LHMF são desenvolvidos em conjunto com as atividades do LHC com desenvolvimento de modelos e aplicações computacionais. Infra-estrutura:
Oficina de apoio, contendo máquina de solda elétrica, máquina de solda oxigênio, Oficina de apoio, contendo torno mecânico e ferramentas em geral; Sala de informática com destaque aos softwares e sistemas de aquisição de dados “CATMAN 32”, “SPIDER 8” e “AQUIDADOS”, “NATIONAL INSTRUMENTS” E “FIELDLOGGER”; diversas bancadas de testes para complementação das aulas teóricas: bancada de ensaio para determinação de viscosidade e outras propriedades dos fluidos, manometria, visualização de cavitação-Venturi, visualização de equilíbrio relativo (Centrifugal Pump Demonstration Apparatus), visualização de fenômeno de ressalto hidráulico e remanso hidráulico (Adjustable Bed Flow Channel). Bancada de demonstração de arranjos de bombas centrífugas. Bancada de mecânica dos fluidos. Bancada de pesquisa para o estudo do escoamento em vertedores do tipo tulipa e estudo do arraste de ar em tubos verticais e horizontais, equipada com instrumentação diversa. Bancada de ensaio para tomadas de água verticais. Bancada de pesquisa de jatos rápidos e jatos cavitantes e assuntos correlacionados. Bancadas de pesquisa de válvulas de diferentes finalidades. Bancada de ensaios em adutoras. Bancada para estudo de transitórios hidráulicos, que possibilita a configuração de diferentes tipologias de redes de abastecimento e a simulação do comportamento de equipamentos para atenuação do golpe de aríete, como, por exemplo, vaso de pressão e válvulas especiais, empregando, também, diferentes transdutores de pressão possibilitando um largo intervalo de medidas de pressão. Transdutores de pressão de até 20 MPa, célula de carga , calibrador de loop, calibrador de pressão, acelerômetro, estroboscópio, analisador de frequências, oxímetro, decibelímetro, termômetro digital, analisador de vibração, câmera de alta velocidade, boroscópio e PIV (Particle Image Velocimetry). Bancada de pesquisa para multi correlações no funcionamento de bombas centrífugas. Bancada de pesquisa para avaliação de erosão devido à mistura água-sólida sobre superfícies sólidas. Vertedor com embocadura tipo Tulipa, vertedor retangular, calha Parshall, medidores de vazão eletromagnéticos, medidores de vazão ultrassom; diferentes modelos e capacidades de bombas centrífugas; bombas de deslocamento direto de alta pressão; equipamentos e medidores para pesquisas de campo: amostradores sedimentométricos, guinchos, molinete fluviométrico, higrotermômetro, entre outros. Outros equipamentos de uso geral.
O Laboratório de Hidrologia tem por objetivo desenvolver pesquisa científica e tecnológica sobre problemas e soluções de Planejamento e Gerenciamento de Recursos ... [+] informações
O Laboratório de Hidrologia tem por objetivo desenvolver pesquisa científica e tecnológica sobre problemas e soluções de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (variabilidade espaço-temporal regional de precipitações, disponibilidade hídrica, enquadramento dos cursos d'água, usos da água e água virtual, modelagem hidrológica de bacias hidrográficas, segurança e sustentabilidade hídrica e digitalização da água), Uso e Conservação do Solo (variabilidade espaço-temporal regional de precipitações, variabilidade espaço-temporal do uso-ocupação do solo, qualidade dos cursos d'água, modelagem hidrológica de bacias hidrográficas, interdependências agro-hidroclimáticas), Águas Pluviais Urbanas (variabilidade espaço-temporal urbana de precipitações, chuvas deflagradoras, geomorfologia de bacias hidrográficas urbanas, manejo extensivo e intensivo de águas pluviais, resiliência de infraestruturas pluviais, planejamento e gerenciamento do risco de inundações e resiliência urbana) e Sedimentos Urbanos (estabilidade de encostas, transporte, contaminantes, manejo, reciclagem, planejamento e gerenciamento de riscos geotécnicos e de saúde). As metodologias de trabalho do Laboratório de Hidrologia incluem o planejamento e execução de instrumentação de campo e de laboratório, bem como de experimentos e desenvolvimentos computacionais. Infra-estrutura:
O laboratório de ensino e pesquisa em Hidrologia da FECFAU é sevido de infraestrutura laboratorial básica, como bancadas, armários e tubulações de água e ar comprimido. O laboratório conta com a disposição verba de pesquisa para a implantação de um ambiente para o processamento estatístico e numérico dos dados ocupando 30m². área O laboratório de ensino e pesquisa em Hidrologia da FECFAU possui uma área de 90m². equipamentos (os mais relevantes) 01 Extrator de Membrana de Richards composto por uma câmara de 3 bar e uma câmara de 15 bar; 3 placas porosas até 3 bar e 3 placas porosas até 15 bar. Soil Moisture (EUA); 01 Molinete Fluviométrico composto por um molinete, uma hélice, um sinalizador de pulso, um guincho fluviométrico e um lastro de 15 kg. IH Hidrologia S.A (Brasil); 01 Micro Molinete Fluviométrico composto por um micro-molinete, seis hélices, um sinalizador de pulso, haste segmentada de até 1m; 01 Linígrafo digital composto por um módulo de registro e memória e um sensor de nível; 02 Pluviógrafo digital composto por um módulo de registro e memória e um sensor de chuva. Funcionários Marcelo Balbino da Silva – Tecnólogo, Jefferson Cutrim Rocha Tecnico e Carlos Alberto Alcaide -Tecnico.
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Desenvolver, consolidar e disseminar os conhecimentos em planejamento ambiental e de recursos hídricos, através do estudo de métodos espaciais e de auxilio à tomada de d... [+] informações
Desenvolver, consolidar e disseminar os conhecimentos em planejamento ambiental e de recursos hídricos, através do estudo de métodos espaciais e de auxilio à tomada de decisão.Infra-estrutura:
O Laboratório possui uma área total de 37,95 m2 e está dividido em três segmentos: a) Mapoteca e depósito de equipamentos com uma área de 7,20 m2; b) Área de pesquisa e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos com uma área de 22,30 m2; No espaço reservado à mapoteca e depósito de equipamentos encontram-se os mapas temáticos e cartas do IBGE utilizados em trabalhos acadêmicos e disciplinas. Os equipamentos guardados nessa área referem-se aos três aparelhos de GPS (dois de precisão da marca Trimble – Geoexplorer II; um da marca Garmin – GPSmap 60CSx); material de apoio às saídas de campo (botas, perneiras, facão, pranchetas, corda, etc.); dois armários de aço contendo uma parte da biblioteca utilizada para atividades de ensino e pesquisa; e uma plotter. Na área de pesquisa encontram-se os equipamentos em uso para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos: quatro CPUs, três notebooks, cinco monitores de 21’’ de LCD e uma mesa digitalizadora (desativada). Estes equipamentos são dotados de softwares - SIG (Sistema de Informação Geográfica) ArcView 9.2, Geomedia Professional e SPRING, que dão suporte aos trabalhos de mapeamento e interpretação da paisagem a partir de imagens de satélite e fotografias aéreas, necessários para o planejamento ambiental. Nessa mesma área, encontram–se ainda uma estante de aço com os livros e teses mais recentes e utilizados em ensino e pesquisa; um arquivo com artigos de referência e material de consumo (folha, cartuchos de impressora, etc.); e uma impressora da marca Xerox-Phaser 6110, ligada em rede com os computadores e notebooks do laboratório.
Dar apoio às atividades de ensino e pesquisas em tratamento de águas para abastecimento através do uso de instalações de uma ETA em escala real, tipo filtra&ccedi... [+] informações
Dar apoio às atividades de ensino e pesquisas em tratamento de águas para abastecimento através do uso de instalações de uma ETA em escala real, tipo filtração direta, modalidade de dupla filtração. Infra-estrutura:
Instalações em escala real de uma ETA completa de dupla filtração com capacidade nominal de 80 m3/hora, contemplando 3 câmaras de carga e reatores hidráulicos de floculação; 3 filtros ascendentes em pedregulho; 4 filtros descendentes; 1 câmara de tratamento de lodos e descargas de águas de lavagens de filtros por adensamento gravimétrico; Leito de secagem de lodos; Câmara de desinfecção.
Dar apoio às atividades de ensino e pesquisa nas áreas de tratamento de águas para abastecimento, tratamento de esgotos sanitários, efluentes industriais e reuso de &aac... [+] informações
Dar apoio às atividades de ensino e pesquisa nas áreas de tratamento de águas para abastecimento, tratamento de esgotos sanitários, efluentes industriais e reuso de águas. Através das instalações e equipamentos disponíveis, viabilizam-se atividades de ensino prático e estudos de tratabilidade específicos de diversas operações e processos físicos, químicos e biológicos passíveis de uso para a potabilização de águas, tratamento de efluentes e alterações de qualidade de águas, visando seu reuso e fechamento de circuito hídrico em atividades urbanas, comerciais e industriais. Infra-estrutura:
Equipamentos de Jarteste (3); Floteste; Reatores de lodos ativados por batelada; Reatores de desinfecção por UV; Gerador de ozônio; Coluna de transferência de ozônio; Reatores de processos oxidativos combinados (POA); Geladeiras para conservação de amostras; Destilador; Deionizador; Balança analítica; Bloco digestor de DQO; Extrator de óleos e graxas; Turbidímetros; Oxímetros; Espectrofotômetros; pHmetros; Condutivímetros; Laboratório portátil HACH; Mufla; Estufa; Microcomputadores; Vidrarias diversas e Estoque de produtos químicos para análises e para ensaios diversos.
Dar apoio à pesquisa e ao ensino, através do desenvolvimento de análises químicas, físicas e biológicas de águas de abastecimento, águas resi... [+] informações
Dar apoio à pesquisa e ao ensino, através do desenvolvimento de análises químicas, físicas e biológicas de águas de abastecimento, águas residuárias, efluentes industriais e resíduos sólidos. Participação em prestação de serviços a comunidade.
Infra-estrutura:
Microcomputadores; Softwares; Scanner e Impressora. Analisador de carbono orgânico total, em amostras líquidas e sólidas; Cromatógrafo gasoso; Espectrofotômetro de absorção atômica; Espectrofotômetro UV-Visível; Microscópio ótico com câmara fotográfica acoplada; Microscópio ótico convencional; Purificador de água (modelo MilliQ); Autoclaves; Câmara de fluxo laminar; Balança semi-analítica e analítica; Estufas incubadoras convencionais e anaeróbias para exames microbiológicos; Estufas incubadoras para DBO; Shaker com temperatura controlada; pHmetros; Oxímetro; Condutivímetro; Blocos digestores; Banho de ultrasom; Centrífuga, 229 Substâncias químicas; 1140 Unidades de vidraria.
O LALT foi desenvolvido com base no conceito de Learn Lab proposto pelo System Dynamics Group do MIT/Sloan que sugere a criação de espaços independentes para potencializar troc... [+] informações
O LALT foi desenvolvido com base no conceito de Learn Lab proposto pelo System Dynamics Group do MIT/Sloan que sugere a criação de espaços independentes para potencializar trocas de conhecimentos e experiências entre diferentes públicos. Tendo como princípio misturar diferentes públicos tanto em termos de faixas etárias como de formações e experiências, participam do LALT alunos de graduação, de pós, técnicos do setor e executivos. Desde sua criação, o LALT vem construindo uma comunidade de aprendizagem contando hoje com uma associação ALUMNI independente (Alumni LALT) com eventos regulares para a comunidade (GEL), um portal e uma lista de discussão virtual. Em 10 anos de atividades, o LALT já treinou mais de 200 profissionais nos cursos de extensão. Dá suporte para disciplinas de graduação e de pós graduação com alunos das engenharias e de outras áreas como Matemática e Artes. Em termos de pesquisa já foram concluídas 21 iniciações Científicas, 8 Mestrados, 3 Doutorados e 2 Pós Doc. Estão envolvidos hoje 50 pesquisadores distribuídos em 6 Pos Doc, 12 Doutorandos, 20 Mestrandos e 4 IC, 1 TFC e 6 monitores de cursos além de 2 funcionários administrativos. O LALT ocupa hoje 80 m2 no Prédio Administrativo da FEC, contando com instalações adequadas para 10 pesquisadores. São parceiros e apoiadores do LALT hoje as empresas DHL, TOTVS e Transportadora Americana. O LALT também participa ativamente de Associações e Organizações como SCC, Aslog, ANPET, Amcham e Instituto Quasar. Tem importantes parceiros acadêmicos como UFSC, Coppe, UFC no Brasil e BIBBA na Alemanha. As principais linhas de pesquisa são: Alfabetização Ambiental e Trabalho; Desempenho de Serviços Logísticos e de Transportes; Desempenho e Operação de Sistemas Ferroviários; Gestão Socioambiental; Integração de Agentes Interagindo nas Cadeias de Suprimentos; Integração entre Sistemas de Manufatura e Logística ao Longo de Cadeias Globais de Suprimentos; Logística no Setor de Serviços; Planejamento e Operação de Transportes e Logística; Planejamento, Projeto e Operação de Sistemas Logísticos e de Transportes; Plataformas Logísticas; Plataformas Logísticas Inteligentes; Redes Logísticas e Sustentabilidade de Cadeias de Suprimentos. Com destaque para os seguintes projetos: - Concepção de Plataformas Logísticas Operando como Elos Inteligentes na Cadeia de Suprimentos e no Transporte Multimodal, apoiado pelo CNPq e envolvendo as Universidades UFSC, a UFA, o CTI, a UNICAMP e o BIBA Universidade de Bremen. 2010/2012. - Plataformas Logísticas Sustentáveis, apoiado pela H2MK, Empresa Aeroportuária de Campinas em parceria com o Laboratório Fluxus; com o objetivo de estudar a viabilidade e o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação aplicadas a processos logísticos. 2009/2014. - LogGlobal – Improving Global Supply Chains com UFSC, UNICAMP, BIBA, UFC: No contexto do programa BRAGECRIM (Brazilian-German Collaborative Research Iniciative on Manufacturing Technology) patrocinado pela Capes ( Brasil) e pelo DFG (Alemanha) o projeto LogGlobal objetiva investigar e aprimorar as interfaces informacionais entre processos distribuídos de manufatura e sistemas logísticos ao longo de cadeias de suprimentos globais (Global Supply Chain). 2009/2011. - Logística no transplante de órgãos: Em parceira com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clinicas, da UNICAMP. 2009/Atual. - Núcleo de Pesquisa em Logística Integrada - PRONEX II com UFSC, UNICAMP, BIBA: O projeto é composto por 3 linhas de pesquisa principais a primeira com o objetivo de estudo das relações entre os agentes da cadeia de suprimentos no contexto nacional, visando, através do uso de formas modernas de troca de informação e ferramentas operacionais, a segunda com o objetivo de analisar os conceitos da logística humanitária e a ultima com o objetivo de desenvolver modelos de otimização global. 2008/2010. Infra-estrutura:
Computadores, Softwares, instalações para vídeo conferencia e biblioteca.
O Laboratório de Cartografia Digital (LCD), destina-se a apoiar o planejamento e execução de atividades didáticas e de pesquisa, atuando como suporte aos alunos de traba... [+] informações
O Laboratório de Cartografia Digital (LCD), destina-se a apoiar o planejamento e execução de atividades didáticas e de pesquisa, atuando como suporte aos alunos de trabalho final de conclusão de curso, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente alguns projetos vêm sendo desenvolvidos no LCD, tais como o desenvolvimento de um sistema de mapeamento móvel de baixo custo e a avaliação do uso de Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT) em tarefas de Engenharia. O LCD possui parcerias com empresas que disponibilizam software e equipamentos para atividades de ensino e pesquisa (a exemplo da Trimble, Bentley e Métrica). O LCD está localizado no terceiro andar do prédio da FEC – Av. Albert Einstein, 951 – Cidade Universitária - Campinas (22°48'59.2"S; 47°03'45.8"W). As atividades realizadas pelo LCD estão relacionadas aos seguintes temas: Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica, Cadastro Técnico Multifinalitário e IoT (Internet da Coisas).
O LCD é composto por equipamentos e software voltados para tarefas de mapeamento. Atualmente, o LCD conta com seis computadores de alta performance em processamento, com software específicos para mapeamento instalados, tais como: ArcGIS, Inpho, Trimble Business Center, Kubla Cubed, TopoEVN, Topcon Tools, ContextCapture, dentre outros. Alguns equipamentos utilizados em atividades do LCD são disponibilizados pelo Laboratório de Topografia e Geodésia (LTG), com o qual possui grande sinergia. Estes equipamentos auxiliam principalmente a aquisição de apoios de campo por meio de coletas utilizando receptores GNSS e estações totais, assim como outros equipamentos auxiliares. O LCD utiliza equipamentos de alta tecnologia, assim como sensores de baixo custo, utilizados em tarefas de mapeamento.
Atualmente o LIND conta com os seguintes equipamentos:
Destaca-se que os 3 últimos itens são uso compartilhado com as pesquisas realizadas no LMSE - Laboratório de Mecânica dos Solos e Estradas "Luiz Eduardo Meyer".
O LMSE foi criado na década de 1970 na antiga Faculdade de Engenharia de Limeira (FEL), para apoiar as atividades de ensino do curso de Engenharia Civil. Posteriormente, também os cur... [+] informações
O LMSE foi criado na década de 1970 na antiga Faculdade de Engenharia de Limeira (FEL), para apoiar as atividades de ensino do curso de Engenharia Civil. Posteriormente, também os cursos de Tecnologia passaram a utilizar o laboratório em suas atividades didáticas. Com a transferência do curso de Engenharia Civil para o campus de Barão Geraldo e a criação da FEC, o laboratório foi também transferido para Campinas. Alguns anos após a transferência do curso de Engenharia Civil,foram criadas as Áreas de concentração de Transportes e de Geotecnia na pós-graduação. Então o LMSE passou a também atender ao programa de pós-graduação em Engenharia Civil, nas disciplinas dessas Áreas. Atualmente, além do apoio às atividades de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil, o LMSE também atende alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, de Geociências e de Engenharia Agrícola. Além das atividades didáticas, durante os mais de trinta anos da existência o LMSE foi utilizado no desenvolvimento de pesquisas nas Áreas de geotecnia e de estradas. Essas pesquisas resultaram em várias dissertações e teses, além de artigos publicados em periódicos e em congressos nacionais e internacionais. Os principais objetivos do LMSE são o apoio ao ensino e à pesquisa nas Áreas de Geotecnia e de Transportes. Complementarmente, o laboratório tambémm presta serviços de extensão universitária através de convênios com entidades públicas e privadas. O apoio ao ensino é feito por meio de aulas de laboratório, onde os alunos podem executar os ensaios de solos e de material betuminoso usado em pavimentos, introduzidos nas disciplinas de graduação e de pós-graduação. O apoio à pesquisa se concentra na execução de ensaios sobre os materiais pesquisados, além do desenvolvimento de novas técnicas experimentais. Infra-estrutura:
O LMSE ocupa uma Área de aproximadamente 250 m2, no prédio de laboratórios do DGT. Conta com todas as instalações básicas de redes de Água, luz e informática, além de rede de ar comprimido, de um conjunto de estufas de temperatura controlada e de equipamento destilador de água. Conta também com uma sala com ar condicionado para ensaios especiais em que o controle da temperatura ambiente são necessário. Os equipamentos disponí¬veis aos usuários do MSE incluem: - Conjunto de ensaio de compressão triaxial com instrumentação eletrônica - Conjunto de ensaio de cisalhamento direto de solos - Equipamento de ensaio de módulo resiliente para pavimentos - Prensas para ensaio de compressão edométrica e adensamento - Prensa para ensaio de Indice de Suporte California - Prensa para ensaio de compressão simples - Conjunto de ensaio de permeabilidade de solos Além desses equipamentos, o laboratório conta com infraestrutura para a execução de ensaios de caracterização de solos, de dosagem de concreto asfáltico, de análise de materiais betuminosos, entre outros. Anexo ao LMSE os pesquisadores e docentes contam também com um campo experimental de fundações onde são executados ensaios de prova de carga em vários tipos de estacas, tubulações e fundações rasas para fins de pesquisa. O Laboratório de Mecânica dos Solos e Estradas é coordenado por um docente do DGT e conta com o apoio de três técnicos com grande experiência nas Áreas de Geotecnia e Estradas.
O Laboratório de Topografia e Geodésia é constituído por 3 diferentes setores: Sistemas de Informação Geográfica; Geodésia Física e Es... [+] informações
O Laboratório de Topografia e Geodésia é constituído por 3 diferentes setores: Sistemas de Informação Geográfica; Geodésia Física e Espacial e Aerofotogrametria. O Laboratório de Topografia e Geodésia além das atividades didáticas, realiza atividades de pesquisa, extensão e de apoio a comunidade. Em relação ao ensino de graduação dá suporte aos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Geologia e Engenharia Agrícola. Na pós-graduação, além de dar suporte às disciplinas, tem realizado levantamentos para apoio às pesquisas como, por exemplo, transporte de altitudes, implantação da rede de referência cadastral, monitoramento de movimentos verticais em grandes obras de engenharia (pontes e viadutos), batimetria, levantamentos gravimétricos, etc.. Também tem trabalhado com estagiários na área de automação topográfica, além de desenvolver várias pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado. Sempre que solicitado, o laboratório tem colaborado com outras unidades da Unicamp, outros departamentos da FEC e entidades externas à universidade, realizando vários levantamentos topográficos planialtimétricos que serviram de apoio às atividades cadastrais ou de projeto a serem executados. Dentre as principais atividades pode-se citar: • peritagem em ação de retificação de área; implantação de Redes de Referência Cadastral Municipal, • acompanhamento e supervisão de bases cartográficas digital (levantamento aerofogramétrico, aerotriangulação, restituição, reambulação), levantamentos gravimétricos, locação, monitoramento e acompanhamento de obras de engenharia etc. A área de Topografia e Geodésia oferece as disciplinas de “Topografia e Geodésia I e II” , “Topografia para Geologia” e “Topografia e Informações Geográficas para Arquitetura”. Dá suporte às disciplinas de Pós-Graduação “IC500 Sistemas Geográficos de Informação” e “IC529 Tópicos de Geodésica, Projeções Cartográficas e Cartografia Digital”, IC 566, Ajustamento de Observações Geodésicas e Topográficas aplicado em Engenharia. Geodésia física e espacial aplicadas em engenharia de transportes, entre outras. A área de Topografia e Geodésia possui 3 professores e 1 técnico de nível médio: Prof. Dr. Jorge Luiz Alves Trabanco Profa. Dra. Maria Teresa Françoso Prof. Dr. Diógenes Cortijo Costa, Tecnólogo Wagner Pizzani Guide e 1 Estagiário Carla Fabiane Costa. Faz parte do LTG o LIG – Laboratório de Informações Geográficas, cujos objetivos são: Atendimento ao ensino de graduação e de pós-graduação, desenvolvimento de pesq Infra-estrutura:
O laboratório de Topografia e Geodésia possui vários microcomputadores; impressora; Softwares. Equipamentos básicos de topografia e geodésia, como teodolitos, níveis e restituidores fotogramétricos, GPS. Estações totais, que concentram as funções de teodolito e distanciômetro eletrônico de grande precisão. Equipamentos GNSS de dupla e simples frequências, níveis eletrônicos e gravímetro, sendo que estes dois últimos fazem parte de projetos temáticos com outras universidades.
O laboratório para mapeamento espacial TRAMA tem como principal... [+] informações
O laboratório para mapeamento espacial TRAMA tem como principal objetivo levantar as emissões atmosféricas de gases de efeito estufa (GEE) e poluentes atmosféricos tóxicos (PAS) associados ao trânsito em relação às novas governanças mundiais em desenvolvimento sustentável e mitigação de emissões. GEE e PAS são um grave problema ambiental que têm relação com as mudanças climáticas e com a qualidade do ar nos ambientes urbanos e suburbanos. Este laboratório visa o desenvolvimento de metodologias usando um modelo tridimensional para GEE e inventários de emissões de PAS para demonstrar sua aplicabilidade em regiões urbanas, como parte de um modelo de qualidade do ar regional para simular emissões de GEE e de PAS. Inventários de emissão de alta resolução baseados no modelo serão criados a fim de identificar pontos críticos de poluição e má qualidade do ar. A validação do modelo de emissões será realizada através da utilização de sensores de baixo custo a serem instalados na região. Este laboratório integra três pontos: a emissão veicular, a qualidade do ar e o uso de sensores de baixo custo para validação do modelo e desenvolvimento de novas abordagens para mapeamento espacial de alta resolução. Além da área de transporte, o laboratório poderá fornecer uma base para o estabelecimento de políticas de mudanças climáticas em outras áreas, como saúde pública e planejamento urbano O laboratório para Transporte e Meio Ambiente (TRAMA) está inserida nos projetos FAPESP NOTS (2018/10714-4), METROCLIMA (2016/18438-0) e FAEPEX 2232/21.
Atividades:
Desenvolver atividades didáticas para a Pós-Graduação e Graduação;
Dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas de pós-graduação;
Publicar trabalhos acadêmicos de impacto nos ramos da economia dos transportes, social energético e meio-ambiental.
Linhas de Pesquisa:
1) Emissões de Transporte, qualidade do ar, custos externos; 2) Infraestrutura, planejamento, logística e geotecnologia; 3) Transporte, energia, logística e meio ambiente; 4) Sistema de informação geográfica, Geomática, Cartografia digital; 5) Mobilidade Urbana, Inventário de Emissões Veiculares; 7) Logística Verde e Indicadores de Desempenho; 8) Modelagem Demanda de Transporte; 9) Estudos de tráfego, operação e desempenho ambiental dos sistemas viários; 10) Monitoramento ambiental e desenvolvimento de sensores de baixo custo.
Bolsas:
FAPESP TT4 Doutorado acadêmico (1); CAPES Doutorado acadêmico (1); Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq (1), Nível 2, PQ2, 309532018-8; Bolsa de Iniciação Científica FAEPEX 20/2255 Graduação (1); Bolsa de Mestrado FAEPEX 20/2195 Mestrado acadêmico (1); Auxílio Início de Carreira (Docente) FAEPEX 19/2614, Graduação (2), Mestrado acadêmico (4) e doutorado acadêmico (3).
Prêmios e Títulos:
- Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa, CNPq, Nível 2.
- Avaliação Positiva como “Professor Assistente”, “Programa de avaliação de Professores Contratados”, da Agência Nacional de Avaliação e Acreditação (ANECA), Ministério da Educação, Madrid, Junho de 2011.
- Programa Cofund de contratación de doctores en el macro de proyetos de I + D, equiparable al Programa Marie Curie de la Unión Europea, Programa COFUND de la Universidad Politécnica de Madrid y de la Unión Europea, FP7.
- Programa de contratación de doctores en el marco de proyectos de I+D, equiparable al Programa Juan de la Cierva del Ministerio de Educación y Ciencia (MEC), Ministerio de Educación y Ciencia (MEC).
- Programa Landesgraduierten-Förderungsgesetz (LGFG), Ministerio de Educación de Baden Württemberg (Stuttgart 2002), Ministerio de Educación de Baden Württemberg (Stuttgart 2002).
- Programa Leonardo de la Comunidad Europea para la realización de prácticas en empresas-instituciones en el extranjero., Comunidad Europea.
- Programa Socrates-Erasmus de la Comunidad Europea para la movilidad de los estudiantes universitarios, Comunidad Europea.
Coordenador:
Prof. Dr. Pedro José Pérez Martínez, InfrA/ FECFAU
pjperez@unicamp.br
https://portal.dados.unicamp.br/perfil?origem=&docente=315770&sigla_unidade=&nome_unidade=&nome_programa=%20Programa%20de%20Pós-Graduação%20em%20Engenharia%20Civil
http://lattes.cnpq.br/4926743288801453
https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/697997/pedro-jose-perez-martinez/
https://orcid.org/0000-0002-0620-2725
https://publons.com/researcher/1248527/pj-perez-martinez/
https://scholar.google.com.br/citations?hl=en&user=BRX4uaEAAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate
https://www.researchgate.net/profile/Pedro-Perez-Martinez
https://www.scopus.com/authid/detail.uri?origin=resultslist&authorId=36695294900&zone
Pesquisadores colaboradores:
Prof. Dr. Prashant Kumar (University of Surrey)
Prof. Dr. Maria de Fátima Andrade (IAG - USP)
Prof. Dr. Regina Maura de Miranda (EACH - USP)
Prof. Dr. Helena Ribeiro (FSP - USP)
Prof. Dr. Thiago Nogueira (IAG - USP)
Prof. Dr. Vanessa Gomes (FECFAU - UNICAMP)
Dr. Eduardo Landulfo (IPEN)
Prof. Dr. Márcia Akemi Yamasoe (IAG - USP)
Prof. Dr. Pérola de Castro Vasconcelos (IQ - USP)
Prof. Dr. Henrique Barbosa (IF - USP)
Prof. Dr. Paulo Eduardo Artaxo Netto (IF - USP)
Prof. Dr. Edmilson Dias de Freitas (IAG - USP)
Pesquisadores visitantes:
Prof. Dr.Edwin Villanueva (PUC Lima)
Prof. Dr. Luis Angel Guzman (Uni-Andes)
Prof. Dr. Miguel Marchamalo Sacristán (ETSICCyP - UPM)
Discentes:
Celio Daroncho: Doutorando Engenharia Civil – Área: Transportes; subárea: Infraestrutura, Planejamento, Logística e Geotecnologia. FECFAU/UNICAMP.
Fabrício Rodrigues Teixeira: Doutorando Engenharia Civil – Área: Transportes; subárea: Infraestrutura, Planejamento, Logística e Geotecnologia (Bolsista CAPES). FECFAU/UNICAMP.
Giulia Piazza Fernandes: Mestranda em Arquitetura, Tecnologia e Cidade. Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo; subárea: Sustentabilidade do Ambiente Construído. FECFAU/UNICAMP.
Janini de Oliveira Dias da Silva: Doutoranda em Arquitetura, Tecnologia e Cidade - Área: Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo; subárea: Sustentabilidade do Ambiente Construído (Bolsista FAPESP TT4). FECFAU/UNICAMP.
João Augusto Dunck: Doutorando Engenharia Civil – Área: Transportes; subárea: Infraestrutura, Planejamento, Logística e Geotecnologia. FECFAU/UNICAMP.
Samanta Soares Queiroga: Mestranda em Engenharia Civil (Mestrado Profissional) - Área: Transportes; subárea: Infraestrutura, Planejamento, Logística e Geotecnologia. FECFAU/UNICAMP.
Raul Edaes Hoh: Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia Civil – FECFAU/UNICAMP.
Pedro Sávio Rodrigues Milagres: Bolsista de Iniciação Científica, IC/PIBIC, Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq, FECFAU/UNICAMP.
Projetos:
· Informed Greenling of Citires for Urban Cooling (Greencities), 22/02365-5,
· Melhorias no Transporte Público entre os subúrbios e o centro das grandes aglomerações urbanas - TRAMA, 23/01806-0
· Novo mapeamento espacial de alta resolução de emissões de saúde e clima do transporte urbano na megacidade de São Paulo (NOTS), 18/10714-4, https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/101918/novo-mapeamento-espacial-de-alta-resolucao-de-emissoes-de-saude-e-clima-do-transporte-urbano-na-mega/
· Explorando oportunidades de pesquisa envolvendo qualidade do ar e inteligência artificial, 19/08875-2, https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/105890/explorando-oportunidades-de-pesquisa-envolvendo-qualidade-do-ar-e-inteligencia-artificial/
· Área Metropolitana de São Paulo: abordagem integrada mudanças climáticas e qualidade do ar, METROCLIMA MASP, 16/18438-0,https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/102933/area-metropolitana-de-sao-paulo-abordagem-integrada-mudancas-climaticas-e-qualidade-do-ar-metroclima/
Projetos de Extensão:
· Controle da poluição atmosférica na Unicamp mediante o uso de sensores de baixo custo (COPAN), Pró-reitora de Extensão e Cultura (ProEC), 3° Edital PROEC-PEX-2021, na área de Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas;
· Novo laboratório para mapeamento espacial de fontes da qualidade do ar associadas à saúde e ao clima na Universidade de Campinas no contexto do Hub Internacional (LAMASSA).
Cursos/Disciplinas:
1) Mobilidade Sustentável; 2) Desenvolvimento, Apresentação de Dissertação/Tese na Área de Transportes; 3) Transporte Urbano e Geografia; 4) Economia dos Transportes; 5) Estradas I; 6) Mobilidade Sustentável; 7) Técnicas dos Transportes; 8) Topografia e Geodésia I; 9) Topografia e Geodésia II. 10) Curso de extensão em transporte, qualidade do ar e mudanças climáticas nos entornos urbanos e mobilidade sustentável.
Artigos Completos Publicados em Periódicos:
1) C. Daroncho ; J. Dunck ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . TRIP GENERATION BY MAIN MODES OF TRANSPORT: ANALYSIS OF THE HISTORICAL EVOLUTION IN THE METROPOLITAN REGION OF SÃO PAULO (1967-2017). SOUTH AMERICAN DEVELOPMENT SOCIETY JOURNAL, v. 9, p. 198-220, 2023. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v9i25p198-220
2) SILVA, JANINI OLIVEIRA DIAS DA ; CARDOSO, ANDREA DE OLIVEIRA ; MARTINEZ, PEDRO JOSÉ PEREZ . Análise espacial de viagens em transporte público na Região Metropolitana de Campinas-SP. ARQ.URB, v. 37, p. 79-89, 2023. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.617
3) VIEIRA, E. V. R. ; ROSARIO, N. E. ; YAMASOE, M. A. ; MORAIS, F. G. ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ ; E. Landulfo ; DE MIRANDA, REGINA M. . Chemical Characterization and Optical Properties of the Aerosol in São Paulo, Brazil. Atmosphere, v. 14, p. 1460, 2023. http://dx.doi.org/10.3390/atmos14091460
4) DALOSTO, JOÃO AUGUSTO DUNCK ; PEREZ-MARTINEZ, PEDRO JOSE . Transport macro accessibility at the Metropolitan Region of São Paulo (MRSP). REVISTA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CIDADES, v. 11, p. 114-129, 2023. http://dx.doi.org/10.17271/23188472118420234679
5) SOARES, GIULIA PIAZZA FERNANDES ; MARTINEZ, PEDRO JOSE PEREZ . Energy efficiency optimization of architectural projects using an Evolutionary Algorithm combined with Energy Plus. REVISTA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CIDADES, v. 11, p. 97-113, 2023. http://dx.doi.org/10.17271/23188472118420234677
6) DARONCHO, CELIO ; MARTINEZ, PEDRO JOSÉ PEREZ . Impact of the pandemic on urban mobility: exploratory factor analysis of evidence from students at MRSP Fatecs. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, p. 29768-29782, 2023. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.12-044
7) SILVA, JANINI DE OLIVEIRA DIAS DA ; MARTINEZ, PEDRO JOSÉ PEREZ . Study of Mobility Patterns in Metropolitan Region of Campinas, São Paulo, Brazil. REVISTA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CIDADES, v. 10, p. 1, 2022. http://dx.doi.org/10.17271/23188472108020223346
8) BENATTI, JUAN ; Pérez-Martínez, Pedro ; MIRANDA, REGINA . FATORES DE EMISSÃO E DE ENRIQUECIMENTO DA CROSTA PARA ELEMENTOS TRAÇO (MP2,5) EMITIDOS PELA FROTA VEICULAR NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, BRASIL. QUIMICA NOVA, v. 45, p. 1075-1082, 2022. http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170923
9) LIMA, ALBERTO LEANDRO ; MOMMA, TAMIRIS DE ABREU ; DARONCHO, CELIO ; MARTÍNEZ, PEDRO JOSÉ PÉREZ . ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE ESTRADAS COM USO DA METODOLOGIA BIM - ESTUDO DE CASO EM SEGMENTO DA BR 030. SOUTH AMERICAN DEVELOPMENT SOCIETY JOURNAL, v. 8, p. 60, 2022. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v8i22p60-85
10) PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ; DE MIRANDA, REGINA MAURA ; MAGALHAES, T. ; MACIEL, I. ; KUMAR, PRASHANT. Effects of the COVID-19 Pandemic on the Air Quality of the Metropolitan Region of São Paulo: Analysis Based on Satellite Data, Monitoring Stations and Records of Annual Average Daily Traffic Volumes on the Main Access Roads to the City. Atmosphere, v. 137, p. 52, 2022. https://doi.org/10.3390/atmos13010052
11) Pérez-Martínez, P.J.; DUNCK, J.A. ; DE ASSUNÇÃO, J.V. ; CONNERTON, P. ; SLOVIC, A.D. ; RIBEIRO, H. ; MIRANDA, R.M. . Long-term commuting times and air quality relationship to COVID-19 in São Paulo. Journal of Transport Geography , v. 1, p. 103349, 2022. https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2022.103349
12) HEIBATI, BEHZAD ; RIVAS, IOAR ; VEYSI, RAHMAT ; HOEK, GERARD ; PEREZ-MARTINEZ, PEDRO JOSE ; KARIMI, ALI . Evaluating size-fractioned indoor particulate matter in an urban hospital in Iran. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 193, p. 521, 2021. https://doi.org/10.1007/s10661-021-09327-0
13) LIMA, FRANCISCO DANIEL MOTA ; Pérez-Martínez, Pedro José ; DE FATIMA ANDRADE, MARIA ; KUMAR, PRASHANT ; DE MIRANDA, REGINA MAURA . Characterization of particles emitted by pizzerias burning wood and briquettes: a case study at Sao Paulo, Brazil. Environmental Science and Pollution Research, v. 1, p. 1, 2020. https://doi.org/10.1007/s11356-019-07508-6
14) PEREZ-MARTINEZ, PEDRO JOSE; MIRANDA, REGINA M. ; ANDRADE, M. F. ; KUMAR, PRASHANT . Air quality and fossil fuel driven transportation in the Metropolitan Area of São Paulo. Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, v. 5, p. 100137, 2020. https://doi.org/10.1016/j.trip.2020.100137
15) PEREZ-MARTINEZ, PEDRO JOSE; MIRANDA, R. M. ; ANDRADE, M. F. . Freight road transport analysis in the Metro São Paulo: logistical activities and CO2 emissions. TRANSPORTATION RESEARCH PART A-POLICY AND PRACTICE, v. 137, p. 16-33, 2020. https://doi.org/10.1016/j.tra.2020.04.015
16) CONNERTON, PATRICK ; VICENTE DE ASSUNÇÃO, JOÃO ; MAURA DE MIRANDA, REGINA ; DOROTHÉE SLOVIC, ANNE ; JOSÉ PÉREZ-MARTÍNEZ, PEDRO ; RIBEIRO, HELENA . Air Quality during COVID-19 in Four Megacities: Lessons and Challenges for Public Health. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, p. 5067, 2020. https://doi.org/10.3390/ijerph17145067
17) DE MIRANDA, REGINA MAURA ; PEREZ-MARTINEZ, PEDRO JOSE ; DE FATIMA ANDRADE, MARIA ; RIBEIRO, FLAVIA NORONHA DUTRA . Relationship between black carbon (BC) and heavy traffic in São Paulo, Brazil. TRANSPORTATION RESEARCH PART D-TRANSPORT AND ENVIRONMENT, v. 68, p. 84-98, 2019. https://doi.org/10.1016/j.trd.2017.09.002
18) DE MIRANDA, REGINA MAURA ; DE FATIMA ANDRADE, MARIA ; DUTRA RIBEIRO, FLAVIA NORONHA ; MENDONÇA FRANCISCO, KELLITON JOSÉ ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . Source apportionment of fine particulate matter by positive matrix factorization in the Metropolitan Area of São Paulo, Brazil. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 202, p. 253-263, 2018. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.08.100
19) ANDRADE, MARIA DE FATIMA ; KUMAR, PRASHANT ; DE FREITAS, EDMILSON DIAS ; YNOUE, RITA YURI ; MARTINS, JORGE ; MARTINS, LEILA D. ; NOGUEIRA, THIAGO ; PEREZ-MARTINEZ, PEDRO ; DE MIRANDA, REGINA MAURA ; ALBUQUERQUE, TACIANA ; GONÇALVES, FABIO LUIZ TEIXEIRA ; OYAMA, BEATRIZ ; ZHANG, YANG . Air quality in the megacity of São Paulo: Evolution over the last 30 years and future perspectives. ATMOSPHERIC ENVIRONMENT, v. 159, p. 66-82, 2017. https://doi.org/10.1016/j.atmosenv.2017.03.051
20) Pérez-Martínez, Pedro José; DE FÁTIMA ANDRADE, MARÍA ; DE MIRANDA, REGINA MAURA . Heavy truck restrictions and air quality implications in São Paulo, Brazil. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT, v. 202, p. 55-68, 2017. https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2017.07.022
21) Pérez-Martínez, Pedro J.; MIRANDA, R. M. . Sensitivity analysis of impact model for road freight by the increase in the use of larger trucks in Spain. European Journal of Transport and Infrastructure Research, v. 16, p. 53-75, 2016. https://doi.org/10.18757/ejtir.2016.16.1.3113
22) PEREZ-MARTINEZ, PEDRO J.; MIRANDA, REGINA M. . Temporal distribution of air quality related to meteorology and road traffic in Madrid. Environmental Monitoring and Assessment (Print), v. 187, p. 187-220, 2015. https://doi.org/10.1007/s10661-015-4452-3
23) PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ; ADRADE, M. F. ; DE MIRANDA, REGINA MAURA . Traffic-related air quality trends in São Paulo, Brazil. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-ATMOSPHERES, p. n/a-n/a, 2015. https://doi.org/10.1002/2014JD022812
24) Pérez-Martínez, P.J.; MIRANDA, R.M. . Energy consumption and intensity of toll highway transport in Spain. Transportation Research. Part D, Transport and Environment, v. 27, p. 1-5, 2014. https://doi.org/10.1016/j.trd.2013.11.001
25) ORTEGA, A. ; VASSALLO, J.M. ; GUZMÁN, A.F. ; Pérez-Martínez, P.J. . Are Longer and Heavier Vehicles (LHVs) Beneficial for Society? A Cost Benefit Analysis to Evaluate their Potential Implementation in Spain. Transport Reviews, v. 1, p. 1-19, 2014. https://doi.org/10.1080/01441647.2014.891161
26) PÉREZ-MARTÍNEZ, P. J.; MIRANDA, R. M. ; NOGUEIRA, T. ; GUARDANI, M. L. ; FORNARO, A. ; YNOUE, R. ; ANDRADE, M. F. . Emission factors of air pollutants from vehicles measured inside road tunnels in São Paulo: case study comparison. INT J ENVIRON SCI TE, v. 11, p. 2155-2168, 2014. https://doi.org/10.1007/s13762-014-0562-7
27) Pérez-Martínez, P.J.; VASSALLO-MAGRO, J.M. . Changes in the external costs of freight surface transport In Spain. Research in Transportation Economics, v. 42, p. 61-76, 2013. https://doi.org/10.1016/j.retrec.2012.11.006
28) GARCÍA-ÁLVAREZ, A. ; PÉREZ-MARTÍNEZ, P. J. ; GONZÁLEZ-FRANCO, I. . Energy Consumption and Carbon Dioxide Emissions in Rail and Road Freight Transport in Spain: A Case Study of Car Carriers and Bulk Petrochemicals. Journal of Intelligent Transportation Systems, v. 17, p. 233-244, 2013. https://doi.org/10.1080/15472450.2012.719456
29) VASSALLO, J. ; LOPEZ, E. ; PEREZ-MARTINEZ, P. J. . Do charges to freight trucks and trains in the European Union reflect their social marginal costs? Application to the case of Spain. Road & Transport Research, v. 21, p. 13-24, 2012.
30) Pérez-Martínez, Pedro José. Energy consumption and emissions from the road transport in Spain: a conceptual approach. Transport, v. 27, p. 383-396, 2012. https://doi.org/10.3846/16484142.2012.751051
31) Pérez, Pedro; DellAsin, G. ; Monzón, A. . Evaluation of the influence of toll systems on energy consumption and CO2 emissions: A case study of a Spanish highway. Journal of King Saud University - Science, v. 23, p. 301-310, 2011. https://doi.org/10.1016/j.jksus.2010.12.006
32) Tolón-Becerra, Alfredo ; Pérez-Martínez, Pedro ; Lastra-Bravo, Xavier ; Otero-Pastor, Isabel . A methodology for territorial distribution of CO2 emission reductions in transport sector. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENERGY RESEARCH, v. 35, p. n/a-n/a, 2011. https://doi.org/10.1002/er.1871
33) Pérez-Martínez, Pedro José. Freight Transport, Energy Use, and Emission Trends in Spain. Transportation Research Record, v. 2191, p. 16-22, 2010. https://doi.org/10.3141/2191-03
34) PEREZ-MARTINEZ, P. J.; SORBA, I. Energy Consumption of Passenger Land Transport Modes. Energy & Environment (Brentwood), v. 21, p. 577-600, 2010. https://doi.org/10.1260/0958-305X.21.6.577
35) PÉREZ-MARTÍNEZ, P. J.. The vehicle approach for freight road transport energy and environmental analysis in Spain. European Transport Research Review, v. 1, p. 75-85, 2009. https://doi.org/10.1007/s12544-009-0010-9
36) Pérez-Martínez, P.J.; Monzón, A. Consumo de energía por el transporte en España y tendencias de emisión. Observatorio Medioambiental, v. 11, p. 127-147, 2008. https://revistas.ucm.es/index.php/OBMD/article/view/OBMD0808110127A
Trabalhos Completos Publicados em Anais de Congressos:
1) PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ; BENATTI, JUAN ; DE MIRANDA, REGINA M. TRBAM-24-01968: Environmental Concentrations of Trace Elements, PM2.5, and Black Carbon in São Paulo Emitted by Road Vehicles. In: TRB 103rd Annual Meeting, 2024, Washington. Abstracts of TRB 103rd Annual Meeting. Washington: Academy of Sciences, 2024.
2) MARTIM, H. P. ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . TRBAM-24-05682: Freight Railroad Emissions as the Basis for the External Costs of Transportation in Brazil. In: TRB 103rd Annual Meeting, 2024, Washington. Abstracts of TRB 103rd Annual Meeting. Washinton: National Academies, 2024.
3) SOARES, G. P. F. ; Pérez, Pedro . Otimização da eficiência energética de projetos arquitetônicos via Algoritmo Evolutivo combinado ao ENERGYPLUS. In: I Latin American Symposium on City, Architecture and Sustainability, 2023, Sao Paulo. Proceedings of the I Latin American Symposium on City, Architecture and Sustainability. Sao Paulo: Scientific Journal ANAP, 2023. v. 1. p. 1137-1154.
4) DUNCK, J.A. ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . Macroacessibilidade do transporte: Região Metropolitana de São Paulo (2017). In: 1º Seminário Nacional sobre a Educação Ambiental e a Cidade + Verde., 2023, São Paulo. Atas do 1º Seminário Nacional sobre a Educação Ambiental e a Cidade + Verde. São Paulo: Scientific Journal ANAP, 2023. v. 1. p. 430-448.
5) MARTIM, H. P. ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . CUSTOS EXTERNOS COM BASE NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO SISTEMA DE TRANSPORTES DE CARGA NO BRASIL. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2023, Santos. Anais do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET, 2023. v. 2. p. 162782.
6) DARONCHO, CELIO ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . A REDUÇÃO DOS DESLOCAMENTOS URBANOS E O IMPACTO NOS SISTEMAS DE TRANSPORTES E NO PLANEJAMENTO URBANO. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2023, Santos. Anais do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET, 2023. v. 2. p. 162408.
7) DARONCHO, CELIO ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . IMPACTO DA PANDEMIA NA MOBILIDADE URBANA: ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA DAS EVIDÊNCIAS DOS ALUNOS DAS FATECS DA RMSP. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2023, Santos. Anais do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET, 2023. v. 2. p. 162435.
8) RODRIGUES, F. ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . MODELAGEM DE SIMULAÇÕES E ANÁLISE DE CENÁRIOS APLICADA A DINÂMICA DO USO DO SOLO E TRANSPORTES UTILIZANDO AUTÔMATOS CELULARES E DADOS LANDSAT. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2023, Santos. Anais do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET, 2023. v. 2. p. 162479.
9) MACIEL, I. ; Pérez-Martínez, Pedro . ATRATIVIDADE DOS BAIRROS DA ZONA SUL DE SÃO PAULO PARA TRANSPORTE ATIVO. In: 36 ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2022, Fortaleza. Anais do 36º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Campinas: GALOA, 2022. v. 1. p. 153317.
10) DIAS, J. ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . Estudo dos Padrões de Mobilidade da Região Metropolitana de Campinas, São Paulo, Brasil. In: VI SIBOGU Simpósio Brasileiro Online de Gestão Urbana, 2022, Tupã. Anais do VI SIBOGU Simpósio Brasileiro Online de Gestão Urbana. Bauru: ANAP - UNESP, 2022. v. 6. p. 144-154.
11) C. Daroncho ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . Transporte e mobilidade urbana: uma análise. In: VII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022, Sao Paulo. Anais do VII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Sao Paulo: ANPARQ, 2022. v. 2. p. 367-382.
12) PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ; DE MIRANDA, REGINA MAURA ; DUNCK, J.A. . Transportation, urban environments and economic relationships in São Paulo, Brazil. In: AGU Fall Meeting, 2022, Chicago. American Geophysical Union, 2022. Washington: American Geophysical Union, 2022.
13) DE MIRANDA, REGINA MAURA ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . Aerosol in urban areas: relation between optical properties and physical-chemical characterization. In: AGU Fall Meeting 2022, 2022, Chicago. AGU Fall Meeting 2022. Washington: American Geophysical Union, 2022.
14) CARVALHO, M. L. L. ; PEREZ-MARTINEZ, P. J. . AUTOMATIZAÇÃO DOS CÁLCULOS DE TOPOMETRIA VIA EXCEL. In: XXX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2022, 2022, Campinas. XXX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2022. Campinas: Unicamp, 2022. v. 1. p. T0327.
15) CONNERTON, PATRICK ; VICENTE DE ASSUNÇÃO, JOÃO ; DE MIRANDA, REGINA MAURA ; DOROTHÉE SLOVIC, ANNE ; Pérez, Pedro ; RIBEIRO, HELENA . COVID-19 E A QUALIDADE DO AR EM QUATRO MEGACIDADES: LIÇÕES APRENDIDAS E DESAFIOS PARA A SAÚDE PÚBLICA. In: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2022. v. 13. p. 160830.
16) PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ; RIBEIRO, HELENA ; CONNERTON, PATRICK ; DOROTHÉE SLOVIC, ANNE ; DE MIRANDA, REGINA MAURA . Peripheral transport trips, urban environments and disease relationships in São Paulo, Brazil. In: 18th International Conference on Urban Health, 2022, Valencia. ICUH International Conference on Urban Health. Valencia: International Society for Urban Health/Universidad de Valencia, 2022.
17) PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ; DE MIRANDA, REGINA MAURA . New laboratory for spatial mapping of air quality sources associated with health and climate at the University of Campinas (LAMASSA). In: AI motion International Research Workshop, 2021, Ingolstadt. AI@motion International Research Workshop,. Ingolstadt: Technische Hochschule, Bavarian Center for Applied Research and Technology with Latin Ame, 2021. v. 1.
18) D. Gonçalves ; DE MIRANDA, REGINA MAURA ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ . Relação entre velocidade regulamentar e acidentes: estudo de caso das Marginais Tietê e Pinheiros em São Paulo. In: Seminário Interdisciplinar de Sustentabilidade SIS 2020, Universidade de São Paulo USP, 2021, São Paulo. Seminário Interdisciplinar de Sustentabilidade SIS 2020, Universidade de São Paulo USP. Sao Paulo: Editorial Blucher, 2021. v. 1. p. 63-78.
19) MOREIRA, A. ; PEREZ-MARTINEZ, PEDRO JOSE . REGISTRO ESPACIAL E TEMPORAL DAS EMISSÕES SANITÁRIAS E CLIMÁTICAS DO TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2021, Campinas. Anais do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Campinas: Galoa, 2021. v. 1. p. 1.
20) Pérez, Pedro; MIRANDA, R. M. ; ANDRADE, M. F. ; MOREIRA, A. ; TEIXIERA, F. . Spatial and temporal mapping of health and climate emissions from urban transport in the Metropolitan Area of Sao Paulo. In: XXI PANAM - Congreso Panamericano de Transporte y Logística, 2021, Lima, 2021, Lima. XXI PANAM - Congreso Panamericano de Transporte y Logística. Lima: Universidad del Pacíficio, 2021.
21) Pérez, Pedro; BENATTI, JUAN ; DE MIRANDA, REGINA MAURA . Emission factors of trace elements in urban tunnels in the Metropolitan Area of São Paulo, Brazil, and comparison with ambient PM2.5 and BC concentrations. In: XXI PANAM - Congreso Panamericano de Transporte y Logística, 2021., 2021, Lima. XXI PANAM - Congreso Panamericano de Transporte y Logística. Lima: Universidad del Pacífico, 2021.
22) PEREZ-MARTINEZ, P. J.; DE MIRANDA, REGINA MAURA . Calidad del aire urbano en São Paulo: costes externos de enfermedades y modelos de transporte.. In: Foro de Calidad de Aire y Salud Ambiental, 2020, Cordoba. Memorias del Foro de Calidad de Aire y Salud Ambiental, Corporación Autónoma de los Valles del Sinu/San Jorge y Universidad de Córdoba, Colombia, Setembro, 2020.. Cordoba: Corporación Autónoma de los Valles del Sinu/San Jorge y Universidad de Córdoba, Colombia,, 2020. v. 11. p. 12-18.
23) PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ; DE MIRANDA, REGINA MAURA ; ADRADE, M. F. . Carbon Dioxide and Fossil Fuel Driven Transportation in the São Paulo Metropolitan Region. In: Transportation Research Board Annual Meeting, 2020, Washington. Transportation Research Board Annual Meeting 2020. Washington: American Academy of Sciences, 2020. v. 20-006.
24) DE MIRANDA, REGINA MAURA ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ ; ANDRADE, M. F. . Seasonal evolution of black carbon concentrations and influence on radiation absorption in São Paulo, Brazil. In: AGU Fall Meeting, 2019, San Francisco. 100 AGU Fall Meeting. Washington: AGU, 2019. p. A23K-2923.
25) PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ; ADRADE, M. F. ; DE MIRANDA, REGINA MAURA ; KUMAR, PRASHANT . Emission factors of trace elements in urban tunnels in the Metropolitan Region of São Paulo, Brazil, and comparison with ambient PM2.5 and BC concentrations. In: AGU Fall Meeting, 2019, San Francisco. 100 AGU Fall Meeting. Washington: AGU, 2019. p. A21P-2839.
Resumos Expandidos Publicados em Anais de Congresso:
1) PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ; DE MIRANDA, REGINA M. ; RODRIGUES, F. . B21L-04: SIMULATION MODELING AND SCENARIO ANALYSIS APPLIED TO LAND USE AND TRANSPORT DYNAMICS USING CELLULAR AUTOMATA AND LANDSAT DATA IN THE METROPOLITAN REGION OF SÃO PAULO. In: AGU Fall Meeting, 2023, San Francisco. AGU Fall Meeting Abstracts. Washingthon: AGU, 2023.
2) DE MIRANDA, REGINA M. ; VASCONCELOS, L. ; PEREIRA, R. ; PEREZ MARTINEZ, PEDRO JOSÉ ; ADRADE, M. F. . A51I-2039: PM2.5 in indoor environments: how are classrooms in schools in São Paulo, Brazil. In: AGU Fall Meeting, 2023, San Francisco. AGU Fall Meeting Abstracts. Washington: AGU, 2023.
Participação de eventos:
1) Transportation Research Board (TRB) 2020. Carbon Dioxide and Fossil Fuel Driven Transportation in the São Paulo Metropolitan Region. 2020. (Congresso).
2) AGU Fall Meeting 2019.Seasonal evolution of black carbon concentrations and influence on radiation absorption in São Paulo, Brazil. 2019. (Encontro).
3) AGU Fall Meeting 2019.Emission factors of trace elements in urban tunnels in the Metropolitan Region of São Paulo, Brazil, and comparison with ambient PM2.5 and BC concentrations. 2019. (Encontro).
4) Clean Air Engineering for Cities (CArE-Cities).Novel high-resolution spatial mapping of health and climate emissions from urban transport in São Paulo megacity. 2019. (Seminário).
5) Fapesp Seminar, University of São Paulo, IAG.The short-lived climate pollutants and Green-House Gases from local to regional scale, results from the NOTS project.. 2019. (Seminário).
Organização de eventos:
1) Pérez, Pedro; C. Mariottoni. FÓRUM PERMANENTE: Aspectos sociais, Econômicos e Ambientais na Inovação do Transporte e Energia. 2022. (Outro).
2) Pérez, Pedro; E. Villanueva. Artificial Intelligent Applied to Environmental Civil Engineering. Development of an air quality monitoring system in urban áreas in Brasil and Peru with low cost measurement modules and artificial intelligent techniques. 2020. (Outro).
3) KUMAR, PRASHANT ; Pérez, Pedro . Clean Air Engineering for Cities (CArE-Cities). 2019. (Outro).
4) Pérez, Pedro; C. Mariottoni. FÓRUM PERMANENTE: Aspectos sociais, Econômicos e Ambientais na Inovação do Transporte e Energia. 2022. (Outro).
Oportunidades de trabalho:
Participação em campanhas de amostragem dos Túneis “Jânio Quadros” e “Rodoanel” em São Paulo, 2011; Coordenador:Pedro Jose Perez Martinez