1o. Seminário PEC – Projetos de Extensão Comunitária

A Coordenadoria de Assuntos Comunitários realiza, no dia 17 de junho de 2015, o 1º Seminário de Projetos de Extensão Comunitária – PEC no auditório da Biblioteca Central.

O Seminário divulgará as ações de extensão realizadas pela Unicamp com o apoio prestado pela PREAC por intermédio do Edital PEC realizado anualmente.

Esses projetos promovem para vários alunos a oportunidade de completar sua formação profissional e vivenciar situações reais, aplicando os conhecimentos adquiridos em seus cursos, muitos dos quais dedicados à população com maiores dificuldades de acesso à informação, à cultura e à saúde, assim, contribuindo para incentivar a prática acadêmica, desenvolver a consciência social e política, formar profissionais cidadãos, além de assegurar, pela práxis, a competência técnico-científica.

As ações de extensão, além de promover a solução de problemas específicos de diversos setores sociais, utilizando os conhecimentos técnico-científicos adquiridos na academia e desenvolvidos durante a sua execução, fazem retornar à Universidade novos conhecimentos e informações obtidos da interação com a sociedade. Isso propicia revisões e atualizações em seus cursos regulares de graduação ou de pós-graduação, assim como nas atividades de pesquisa, contribuindo para uma melhor formação cidadã dos estudantes.

Objetivos
O evento tem a finalidade de aglutinar e divulgar as atividades de extensão realizadas em interfaces com o ensino e a pesquisa, desenvolvidas pelos docentes, alunos e funcionários da Unicamp.

I Seminário de Projetos de Extensão Comunitária

Data: 17 de junho de 2015
Local: Auditório da Biblioteca Central

8h30: Credenciamento e Entrega de Material

9h00: Mesa de abertura
Prof. Dr. João Frederico da C. A.Meyer – Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp
Prof. Dr. Luis Alberto Magna – Pró-Reitor de Graduação da Unicamp
Prof. Dr. Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib – Pró-reitor Extensão 05/2005 a 01/2012
Angela Maria Morais – Coordenadora da CAC

09h45: “A trajetória do Projeto de Extensão Comunitária na Unicamp”
Prof. Amauri Aparecido Aguiar – responsável pela Área de Suporte a Projetos

10h00: “A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”
Glória Merola – Chefe Div. de Planejamento e Apoio à Gestão – UFABC

10h55: Coffe break

10h45: “Circo na Escola: Integrando a educação física à arte”
Prof. Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto

11h10: “Apoio ao ensino de física com demonstrações experimentais”
Prof.Dr. José Joaquim Lunazzi

11h35: “Universidade na Comunidade”
apresentado por:  Nelson de Souza
Mª Nazareth E. de Souza
Izabel Gomes de Souza da região do S. Marcos.
Coordenação: Profª Drª Maria Salette Mayer de Aquino e Drª Delma Pegolo Alves

12h00: Almoço

13h30: Visitação aos Posters e às exposições

14h00: “Apresentação Artística de alunos do Instituto de Artes” – coordenação