Seminário discute gestão pública na Unicamp

A Unicamp promoveu ao longo desta quarta-feira (20) o Seminário de Gestão Pública, primeira iniciativa na área de gestão decorrente da revisão do Planejamento Estratégico para o período de 2016-2020. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) com o apoio da empresa de consultoria EloGroup, contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre diretores de faculdades, institutos e colégios técnicos, coordenadores de centros e núcleos e gestores de diferentes órgãos. As atividades ocorreram nas instalações da Faculdade de Educação (FE).

De acordo com o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, executar a gestão de uma universidade pública não é uma tarefa trivial, e o Brasil ainda tem pouca experiência nesse assunto. “Não adianta simplesmente importar técnicas da iniciativa privada. A gestão de um órgão público é diferenciada, e mais diferenciada ainda a de uma universidade. Este seminário é uma das ações que vamos promover para buscar um modelo próprio, voltado às nossas especificidades. Queremos conferir à gestão a mesma excelência que atingimos em nossas atividades acadêmicas”, disse.

A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, professora Teresa Atvars, afirmou que o objetivo do seminário é qualificar pessoas em larga escala, para que elas busquem novas formas de fazer a gestão da Unicamp. “Queremos que os gestores e líderes de processos se sintam motivados a perceber que há outra maneira de conduzir a Universidade; uma maneira mais participativa, mais colaborativa, mais eficiente e mais dinâmica”.

Segundo a pró-reitora, outras ações do gênero serão organizadas pela Unicamp, tanto no âmbito da gestão quanto nas áreas de ensino, pesquisa e relacionamento com a sociedade. “Vamos organizar essas iniciativas na medida das nossas forças. No segundo semestre promoveremos outro seminário, que abordará algum tema que mereça esforços para o seu aprimoramento”, adiantou.

Durante o Seminário de Gestão Pública, foram trabalhadas, de forma interativa com os participantes, quatro trilhas de aprendizado: Estratégia, Transformação Digital, Redesenho de Serviços Públicos e Desenho Organizacional, cada uma delas conduzida por um representante da EloGroup. Ao falar sobre a primeira trilha, o sócio-diretor da consultoria, Alexandre Guimarães, destacou que a execução de ações estratégicas não está restrita somente aos gestores. “O trabalho deve envolver todas as pessoas que trabalham na instituição”, pontuou.

Fonte: Unicamp Notícias