•      Home
  • Notícias

Unicamp entrega prêmios institucionais 2016


A Unicamp premiou docentes e alunos que se destacaram no ano de 2016 em uma assembleia universitária extraordinária, realizada no Centro de Convenções da Unicamp nesta sexta-feira (16). Foram entregues os prêmios Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Mérito Científico do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp e Inova Unicamp de Iniciação a Inovação.


Na mesa diretora estavam o reitor José Tadeu Jorge, o coordenador-geral da Universidade Alvaro Crósta e também os pró-reitores de Desenvolvimento Universitário, Leandro Palermo Jr.; de Pesquisa, professora Gláucia Maria Pastore; de Graduação, Luis Alberto Magna; de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, além do diretor executivo da Inova Unicamp, Milton Mori.


A solenidade começou com o anúncio dos professores premiados ao Zeferino Vaz. Foram contemplados vinte e quatro professores que se destacam nas funções de docência e pesquisa (veja a lista de premiados). Cada laureado com o Prêmio recebeu, das mãos do reitor José Tadeu Jorge, um diploma e um contracheque no valor equivalente a três salários-base de professor MS-6.


O reconhecimento é conferido anualmente a professores ativos que atuam em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa. Cada unidade de ensino e pesquisa da Unicamp indica um nome por ano, dentre aqueles que apresentaram relatório de atividades. Os premiados são selecionados após várias etapas de exame por especialistas externos à Universidade.


Os vencedores do prêmio Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação foram anunciados na sequência. Em sua quinta edição, o prêmio destina-se à valorização das atividades dos professores na graduação. Os certificados foram entregues pelo pró-reitor de Graduação Luis Alberto Magna. “Não poderíamos deixar de reconhecer a importância do papel do professor na Graduação” destacou.


Neste ano, 22 docentes da Universidade foram agraciados (veja a relação). Os critérios para a premiação incluem a atividade didática, orientação de iniciação científica, desempenho na avaliação feita pelo corpo discente, responsabilidade por disciplinas e pela implantação de novas disciplinas, entre outros. Os contemplados também recebem um diploma e o valor em dinheiro.


Para a entrega dos certificados para os que receberam o Mérito Científico do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp (veja a relação) foi convidada a pró-reitora de Pesquisa Gláucia Pastore. “É através da iniciação científica que nós podemos construir dia a dia o ambiente de pesquisa da excelência que de fato temos”, ressaltou.


O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer também entregou certificados para duplas de aluno e professor. Ao todo foram 20 duplas premiadas.


A última parte da cerimônia foi reservada a nona edição do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação a Inovação (veja aqui os premiados e detalhes). O diretor executivo da Inova, Milton Mori, disse que o número de concorrentes aumentou no último ano. “Isso mostra o nosso empenho em disseminar e fortalecer a cultura de inovação nos campi da Unicamp”. Mori também fez um balanço sobre os trabalhos da Agência de Inovação e foi chamado para a entrega dos diplomas a três duplas formadas por aluno e professor das áreas biológicas, exatas e tecnológicas.


O coordenador geral Alvaro Crósta lembrou que recentemente também foram entregues o prêmio Paepe, no âmbito dos funcionários técnico-administrativos da Unicamp e ainda o Prêmio Capes de Tese 2016 no qual a universidade também se destacou. “Esse conjunto de prêmios é um motivo de muita alegria porque mostra o vigor e o destaque que a nossa universidade recebe no Brasil e no mundo”, salientou.


O reitor José Tadeu Jorge destacou o compromisso dos agraciados com a construção do conhecimento e da própria história da Universidade. “Não há uma palavra que possa representar o agradecimento da Unicamp aos premiados e às pessoas que hoje aqui foram homenageadas. A dimensão do trabalho que todos fizeram extrapola qualquer linguagem”, agradeceu.



Fonte: Unicamp Notícias