Prêmio Paepe 2017

• 12/12/2017, 14:39
  • ATU FEC

Sobre o Prêmio PAEPE

Criado por iniciativa da Reitoria da Unicamp em 2011, o objetivo é contemplar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam por meio de projetos que contribuam para a melhoria da Universidade.

Em 2017 as inscrições aconteceram entre agosto e setembro.

Aconteceu no dia 06 de dezembro de 2017 a solenidade de premiação aos vencedores e homenageados dos Prêmios Institucionais Unicamp de 2017, no Auditório FCM.

O período da tarde foi reservado ao Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE, que nesta sétima edição contou com a participação de 245 servidores de 25 Unidades/Órgãos da Universidade, dando uma média de 4 autores por projeto. Dos 69 trabalhos concorrentes, 39% eram da administração central, 19% da área de biológicas, 15% da área da saúde, 13% das humanidades e artes, 7% das exatas e 7% das tecnológicas.

Fonte: DGRH

O Projeto vencedor da FEC foi dos autores Marcelo Balbino da Silva, Jefferson Cutrim Rocha e Thiago de Alencar Neves, com o título “Reúso de Água em Destiladores Elétricos”. O projeto consiste na implementação de um circuito fechado para reúso de água de um destilador no Laboratório de Hidrologia do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo (LH/DRH/FEC). Para isso foram utilizados um reservatório plástico de 180L, uma bomba centrífuga de 1/3CV 1~220V, mangueira e uma válvula do tipo gaveta para o ajuste da vazão de entrada do destilador. O sistema foi colocado em operação para gerar 100L de água destilada com o reservatório tendo inicialmente 170L. Inicialmente mediu-se a vazão de água retorno e a vazão de água destilada, cujos valores foram 175,60 L/h e 4,4 L/h respectivamente, ou seja, para cada 1L de água destilada eram desperdiçados 39,91 L de água de abastecimento. Para avaliação do sistema de reúso de água do destilador, inicialmente foi avaliado a qualidade da água destilada gerada convencionalmente. Foram realizadas análises físico-químicas no Laboratório de Saneamento da Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo (Labsan/DSA/FEC), para isso utilizaram-se as seguintes análises: condutividade elétrica, cor, turbidez, pH e espectroscopia no UV-VIS. Tais análises foram utilizadas para avaliar a qualidade da água destilada em períodos de três horas.

A Comissão Julgadora foi composta por Elaine Lopes de Sales Francisco, Daniel Ghidotti Celente e Edmilson Roberto.

A Diretoria da FEC parabeniza os funcionários Marcelo Balbino da Silva, Jefferson Cutrim Rocha e Thiago de Alencar Neves pela obtenção do prêmio.

Edmilson Roberto - Assessoria

FEC - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo