Bolsas para pós-graduação na Alemanha

Bolsas para pós-graduação na Alemanha em temas relevantes para o desenvolvimento

O DAAD abriu inscrições para a seleção de bolsistas para o Programa de Pós-Graduação em Temas com Relevância para Países em Desenvolvimento 2012-2014. Nesta edição do programa, são oferecidos 43 cursos de master em diferentes áreas: gestão e política econômica, planejamento regional, engenharia e ciências próximas, ciências agrícolas, florestais e
ambientais, matemática, saúde, ciências sociais, educação, direito e mídia. A lista completa, tanto dos cursos oferecidos quanto dos pré-requisitos exigidos, pode ser conferida no site brasileiro do DAAD:

Três novos cursos foram incluídos nesta nova seleção: /Water Resources and Environmental Management/, na Universidade de Hannover; /Health and Society: Gender and Diversity/, na Universitdade Médica Charité de Berlim; /International Media Studies/, na Hochschule Bonn-Rhein-Sieg em parceria com a DW-Akademie (Academia da Deutsche Welle). Dois outros deixaram de fazer parte do programa.

Os candidatos devem enviar a documentação para o escritório do DAAD no Rio de Janeiro até 31 de julho de 2011, mas também têm a possibilidade de encaminhar os documentos para o DAAD em Bonn até 31 de agosto ou ainda diretamente para as universidades, neste último caso com data de
chegada até 15 de outubro.

Na última seleção, dos 40 brasileiros que se candidataram, nove foram contemplados com bolsas de estudos. Dois deles realizarão o master na
Universidade de Magdeburg, enquanto os demais seguirão para cursos nas universidades de Leipzig e Freiburg, na Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia (FH Köln), nas universidades técnicas de Dresden e Darmstadt. Também há um estudante selecionado para o Instituto de Tecnologia de Karsruhe (KIT) e outro para o convênio entre a Universidade de Göttingen e a Universidade de Talca, no Chile.

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento superior a 300 milhões de euros e mais de 57 mil
fomentados (alemães e estrangeiros) anualmente. Em estudo divulgado em março de 2011 pelo British Council, as universidades alemãs foram consideradas as mais internacionalizadas do mundo.

(Divulgado pela CPG/FEC em 30/03/2011)