Ações da Agemcamp são apresentadas em Fórum da Unicamp

A legislação, ética profissional, atividades e atribuições dos profissionais no mercado de trabalho e as metodologias de ensino da faculdade de engenharia, dentre outros temas ligados à área, foram discutidas no Fórum de Ciência e Tecnologia realizado no dia 22 de março sob a coordenação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Convidada como palestrante do evento, a Diretora Executiva da AGEMCAMP (Agência Metropolitana de Campinas), Cristina Carrara, falou sobre os desafios e oportunidades na RMC e também sobre o trabalho de articulação realizado pela Agência entre o Governo do Estado de São Paulo, os 19 municípios da RMC, entidades e instituições regionais.

Cristina Carrara apresentou os projetos geridos pela Agência com aprovação do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC e realizados com recursos financeiros do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano) e destacou o importante papel do engenheiro civil na sociedade para o desenvolvimento da nossa região. “Eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas geram oportunidades de aperfeiçoamento das técnicas empregadas no Brasil em nível de exigência internacional. Os polos tecnológicos da região podem servir de verdadeiros vetores para desenvolvimento de novas técnicas que podem beneficiar não somente nossa região, mas todo país.”

Na plateia, profissionais e estudantes da Universidade tiveram a oportunidade de conhecer os papéis desempenhados pela Agência e pelo Conselho de Desenvolvimento. O evento contou com diversos palestrantes, entre eles o Prof.Dr. Edgar S. De Decca (Coordenador Geral da UNICAMP), Engenheiro José Tadeu da Silva (Presidente CONFEA), Engenheiro Paulo Eduardo de Almeida Godoy (Presidente CPFL Geração), Engenheiro José Roberto Bernasconi (Presidente SINAENCO-SP), Dr. Sergio Tiaki Watanabe (Presidente SINDUSCON-SP), Engenheiro Francisco Yutaka Kurimori (Presidente CREA-SP) e Engenheiro Aluizio de Barros Fagundes (Presidente IE-Instituto de Engenharia).

O Fórum foi coordenado pelos Professores Doutores, Paulo Barbosa - Diretor da Faculdade de Engenharia Civil, Alberto Francato – Coordenador de Graduação da Engenharia Civil da UNICAMP, e Carlos Alberto Mariottoni – que destacou o intenso trabalho da AGEMCAMP no que diz respeito à articulação na RMC.