Casarão da Cultura de Barão Geraldo

• 03/06/2013, 13:50
  • Coordenadoria de Projetos
Projeto de Requalificação

A Coordenadoria de Projetos da FEC vem colaborando com a UNICAMP, desde 1.983, na ampliação e renovação de sua área física, por meio de Projetos Urbanos, de Arquitetura e Engenharia. Também atende, em condições especiais, entidades externas com reconhecida atuação filantrópicas e ligadas à promoção humana, tais como cultura, saúde, formação profissional, entre outras.  O objetivo desse atendimento, numa visão mais ampla, é cumprir a função social da Universidade, ou seja, ampliar e disseminar o conhecimento acumulado, desta vez, na forma de Projetos Técnicos de Urbanismo e Edificações.

O trabalho que ora se apresenta, está sendo desenvolvido em atendimento a solicitação feita pelo Secretário Municipal de Cultura de Campinas e consiste na recuperação e revitalização do Casarão da Cultura de Barão Geraldo. Trata-se de um conjunto edificado remanescente da Fazenda Quilombo, com destaque ao galpão onde funcionou um antigo alambique de pinga. O intuito é buscar a melhor configuração dos espaços onde acontecem as atividades aumentando, assim, seu potencial de uso. Os trabalhos consistem na adequação do conjunto às normas de acessibilidade, na criação de camarins, sanitários, salas multiuso, cabine técnica de som e imagem, instalação de sistema de iluminação cênica (com a orientação de técnicos do IA), praça de eventos e convívio, valorização dos pisos e vegetação existente, criação de teatro de arena e pergolados para apresentações externas, entre outros.

Este trabalho tem possibilitado aos técnicos e estagiários da CPROJ/FEC aprofundar análises e reflexões sobre o significado de um espaço cultural de valor histórico no Distrito de Barão Geraldo e sua importância relativa enquanto polo de geração e difusão de cultura. Por outro lado, tem favorecido a troca de conhecimentos e interatividade entre as equipes envolvidas: CPROJ/FEC, Instituto de Artes, Secretaria Municipal de Cultura e representantes de Grupos Culturais da região.