Professor do DRH participa de debates na celebração do Museu do Café do Ano da Alemanha no Brasil

• 02/09/2013, 16:28
  • Depto. Recursos Hídricos
A relação entre Brasil e Alemanha é o tema das mesas redondas. A cantata cômica, composta pelo alemão J. S. Bach, encerra a programação

Em comemoração ao Ano da Alemanha no Brasil, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, prepara duas mesas redondas e a apresentação da Cantata do Café (Kaffeekantate, em alemão), do compositor Johann Sebastian Bach. Os debates, que serão realizados nos dias 2 e 3 de setembro, abordam questões mercadológicas, o comércio do café e ressaltam a influência da cultura alemã no Brasil. A apresentação musical, que ocorre no dia 12 de setembro, às 18h, terá entrada gratuita e não necessita de inscrição.

As mesas redondas começam no dia 2 de setembro, às 16h30, com o tema Mercado de Café – Brasil/Alemanha. O debate, apresentado pelo diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), Sr. Guilherme Braga; pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Sr. Michael Tim; pelo consultor da P&A Marketing Internacional, Sr. Carlos Brando; e pelo presidente do Escritório Carvalhaes, Sr. Eduardo Carvalhaes, abordará a relação comercial entre os dois países, atualidades, perspectivas futuras e análise do mercado cafeeiro.

No dia seguinte (3), também às 16h30, uma nova mesa redonda será organizada para discutir questões relacionadas à imigração alemã no Brasil. O debate irá abordar assuntos como o trabalho nas lavouras cafeeiras, o sistema de parcerias e também a influência cultural que os alemães exerceram e ainda exercem no Brasil. Será ministrado pela mestre em História Social, Silvia Cristina Lambert Siriani; pela professora de História do Brasil da Universidade de Colônia, na Alemanha, Débora Bendocchi; pelo professor da Unicamp, André Munhoz de Argollo Ferrão; e pela Doutora em História, Mercedes Gassen Kothe. As inscrições para as duas mesas redondas devem ser feitas pelo e-mail: inscricao@museudocafe.org.br.

Encerrando as atividades em comemoração ao Ano da Alemanha no Brasil, o Museu do Café apresenta a Cantata do Café, uma ópera cômica do compositor alemão Johann Sebastian Bach, no dia 12 de setembro, às 18h, no Salão do Pregão. O elenco é composto por três cantores (Berenice Barreira, Soprano; André Heryson, Barítono e Sérgio Wernec, Tenor), um pianista (Marcos Aragoni) e um narrador (Alexandre Camilo). No mesmo dia haverá também a visitação noturna no Museu do Café, com horário de funcionamento para visitações estendido até às 21 horas.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.  Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br

Mesa Redonda “Mercado de Café – Brasil/Alemanha”
Horário: 16h30
Palestrantes: Sr. Guilherme Braga, diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ); Sr. Michael Tim, presidente da Associação Comercial de Santos; Sr. Carlos Brando, consultor da P&A Marketing Internacional; e Sr. Eduardo Carvalhaes, diretor do Escritório Carvalhaes.
Inscrições: inscricao@musedocafe.org.br

Mesa Redonda “Imigração Alemã no Brasil”
Horário: 16h30
Palestrantes: Silvia Cristina Lambert Siriani, Mestre em História Social; Débora Bendocchi, professora de História do Brasil da Universidade de Colônia, na Alemanha; André Munhoz de Argollo Ferrão, professor da Unicamp; e Mercedes Gassen Kothe, Doutora em História.
Inscrições: inscricao@musedocafe.org.br

Cantata do Café

Visitação Noturna
Datas: 12/09